Dessa forma, a Educação Física foi e continua se transformando quanto aos aspectos de sua fundamentação teórica para a prática pedagógica, embora a sua base original, ou seja, os conhecimentos biológicos, ainda apresentem a maior influência na formação profissional”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Abordagens pedagógicas: definições e conceitos sobre as tendências pedagógicas que predominantes na Educação Física escolar, analise as opções:
I. A tendência de biologização, que explica o ser humano somente pelo caráter biológico.
II. A tendência histórico-crítica, que centraliza o aluno no processo de ensino-aprendizagem, buscando autonomia social e cultural.
III. A tendência militarista, que enfatiza a promoção da coragem, da vitalidade, do heroísmo e a disciplina exacerbada.
IV. A tendência de psicopedagogização, que analisa os alunos de acordo com o significado atribuído pelas instituições.
São corretas apenas as afirmativas:
A
I e II
B
I e III
C II e IV
D
III e IV
E
I, II e IV
Soluções para a tarefa
A
I e II
A tendência biológica é marcada pela importância única dos aspectos biológicos, considerados como únicos durante o desenvolvimento do individuo.
Já a tendência histórico-cultural procura evidenciar e protagonizar o aluno, dando cada vez mais autonomia, de forma a manter os educadores somente como mediadores.
Todavia, a tendência militarista foca na sistematização e robotização do ensino, ao passo que a tendência psicopedagógica procura analisar os alunos somente de maneira comportamental.
Resposta: A resposta é a E
Explicação: As afirmativas I, II e IV são corretas: “É relevante destacar que, apesar de haver na Educação Física escolar diversas tendências pedagógicas, existem [...] algumas tendências que predominam entre elas, quais sejam: • Biologização – explica o homem somente pelo caráter biológico e, por isso, é vista [...] como uma forma reducionista de proposta. • Psicopedagogização – também criticada [...] como uma tendência reducionista, porque tem como princípio analisar os alunos de acordo com o significado atribuído pelas instituições. Histórico-crítica – Essa tendência é mais valorizada [...], porque considera que ela coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem para que ele conquiste sua autonomia social e cultural. É uma abordagem que vê o aluno como responsável pela construção de sua própria história”. A afirmativa III é incorreta, pois não é indicada no texto-base como tendência predominante na Educação Física escolar.