desigualdade de gêneros de raça
Soluções para a tarefa
Duas das mais comuns e injustas desigualdades estão relacionadas com o gênero, onde as mulheres estão em desvantagens em comparação aos homens em diversos aspectos da vida e em todos os países; e de raça, onde os negros por inúmeras gerações estiveram na condição de escravos ou foram segregados e discrimnados na forma de “apartheid”, como aconteceu no Brasil, nos EUA e na África do Sul.
Por mais que as sociedades tenham passado por mudanças e transformações políticas, econômicas e sociais, as marcas dessas desigualdades, ao lado da desigualdade de salário, de renda, de oportunidades e de propriedade, determinam o perfil de classe e estamentos nessas sociedades.
De outro lado, a desigualdade, no caso de gênero e raça também estão diretamente associadas com os níveis de violência contra as mulheres e as pessoas negras e pardas.
Em alguns países essas formas de desigualdades eram estabelecidas por Lei. Negros e pardos não podiam, por Lei, frequentar os mesmos lugares de brancos, incluindo estabelecimentos comerciais, igrejas, escolas, locais de lazer, transporte público e outros mais.
Existem muitos casos de pessoas de cor mais clara ganharem muito mais que pessoas negras e também de homens ganharem mais que mulheres exercendo o mesmo trabalho