Desenvolvimento são as transformações que ocorrem ao longo do período do ciclo vital e que aumentam ou diminuem as capacidades funcionais. Tais modificações ocorrem em diversas dimensões do ser humano, como nos aspectos físicos, motores, sociais e afetivos, e se apresentam de diferentes formas, dependendo de fatores genéticos, relacionados aos estímulos ambientais ou, ainda, às histórias de vida e contexto que permeiam cada um dos indivíduos (MALINA; BOUCHARD; BAR-OR, 2009). Para evidenciar os processos de desenvolvimento humano, muitos teóricos buscaram compreender as modificações que os sujeitos apresentam em cada uma de suas dimensões. Dentre as teorias que abordam essa temática, Gallahue e Ozmun desenvolveram a Teoria desenvolvimentista. Quais as bases teóricas que sustentam essa teoria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Gallahue e Ozmum apresentam as bases teóricas em fases: Reflexo, Rudimentar, Fundamental e o Especializado. Cada fase contém pelo menos dois estágios que representam nosso dia-a-dia ao longo da vida.
Fase do Movimento Reflexo; dividida em dois estágios: codificação de informações e decodificações de informações.
Codificação: movimentos em sua maioria inconscientes ainda na gestação aos 4 meses de vida.
Decodificação: obtida por estímulos sensoriais dentre os 4 a 12 meses de vida.
Fase do Movimento Rudimentar; dividida em dois estágios: inibição de reflexo e pré-controle.
Inibição de reflexo: no 1 ano de vida, seus reflexo vão inibindo gradativamente conforme sua maturação muscular e neural.
Pré-controle: amadurecimento dos movimentos motores através do controle cerebral.
Fase do Movimento Fundamental; dividida em três estágios: inicial, elementares eficientes e proficiência.
Inicial: primeiras tentativas na infância de realizar atividades temporal e espacial, geralmente são movimento bastante restritos e sem muita eficiência que ocorrem entre os 2 e 3 anos de vida.
Elementares eficientes: dos 3 aos 5 anos a criança já tem bastante autonomia e o melhor controle motor e eficiência nos movimentos.
Proficiência: a criança já tem bastante eficiência motora que permite a pratica desportiva, que ocorre dos 5 aos 7 anos.
Fase do Movimento Especializado; dividida em três estágios: transição, aplicação e utilização ao longo da vida.
Transição: dos 7 aos 10 anos onde a criança explora diversas atividades esportivas e recreativas.
Aplicação: dos 11 aos 13 anos, movimentos antes generalizados agora podem ser adequados às exigências das tarefas, explorando assim sua capacidade cognitiva.
Utilização ao longo da vida: ocorre a partir dos 14 anos em seu ápice do desenvolvimento motor acumulando o aprendizado ao longo da história da criança conforme a necessidade de cada um.
Cada uma dessas fases depende da anterior para que o indivíduo tenha uma boa abordagem desde a gestação até a terceira idade.
Explicação:
MINHA RESPOSTA PARA ESSA AVALIAÇÃO DIRSCURSIVA.