Desenvolvimento do capitalismo e socialismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
capitalismo
Ao longo do século XIX e início do século XX, o desenvolvimento do capitalismo levou a uma intensa concentração de capital, com a criação de grandes conglomerados econômicos; à transformação de um grande contingente de pessoas em trabalhadores assalariados e ao surgimento de inúmeros países, que pretendiam criar as condições para o desenvolvimento capitalista em suas fronteiras. Dessa expansão resultou ainda o colonialismo e a I Guerra Mundial, já no século XX.
socialismo
O socialismo começou como reação ao sistema conhecido como capitalismo. No capitalismo, os indivíduos possuem propriedades e as pessoas e as empresas competem umas com as outras por riqueza. O capitalismo cresceu fortemente durante a Revolução Industrial, que foi um período, nos séculos XVIII e XIX, em que muitas máquinas foram inventadas e muitas fábricas foram construídas. Os donos das fábricas produziam riqueza, mas os trabalhadores trabalhavam muito e recebiam pouco dinheiro. Além disso, eles eram frequentemente maltratados.
Para construir uma sociedade mais justa, algumas pessoas queriam que os governos controlassem a indústria. O governo poderia então usar seu poder econômico para criar uma vida confortável para todas as pessoas. Esse novo sistema foi denominado socialismo. Os socialistas acreditavam que a posse das fábricas e de outras propriedades deveria passar, gradualmente, das mãos de poucas pessoas ricas para os trabalhadores, e que o objetivo maior é o bem-estar geral.
Alguns socialistas não queriam esperar por mudanças graduais. Em vez disso, pretendiam que os trabalhadores derrubassem o sistema capitalista. Um intelectual alemão chamado Karl Marx acreditava que os trabalhadores deveriam criar um sistema socialista radical, que ficou conhecido como comunismo. Numa verdadeira sociedade comunista, não haveria propriedade privada ou governamental. As pessoas produziriam e repartiriam bens e outras riquezas com base em suas diferentes habilidades e necessidades.