Geografia, perguntado por anne24083, 6 meses atrás

Desenvolva um texto (pequeno) sobre o crescimento do setor terciário no Brasil e suas consequências

por favorrrr

ajudem!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por supostamentededicada
0

Resposta:

O setor terciário no Brasil vem registrando um grande crescimento, principalmente a partir do final do século XX. Atualmente, ele responde por mais de 70% dos empregos no país.

Entre os três setores da economia, o que vem mais crescendo no Brasil desde as últimas décadas do século XX é o setor terciário.

A concentração de mão de obra na área de comércio e principalmente de serviços deve-se a inúmeros fatores. Dentre eles, podemos citar: o crescimento da complexidade da economia, a dependência maior dos trabalhadores em serviços (como creches, escolas, assistências etc.) em função do menor tempo disponível e especialização das empresas em serviços muito específicos.

No entanto, dentre todos os fatores responsáveis pelo crescimento do setor terciário, destaca-se a mecanização do campo e da atividade industrial (setores primário e secundário). Essas áreas passaram a empregar em uma quantidade intensamente menor e em um nível de qualificação bem mais exigente, transportando a maior parte da massa de assalariados para o comércio e os serviços.

Com isso, o crescimento desse setor vem se tornando tão intenso que ocorre aquilo que os economistas intitulam por hipertrofia do setor terciário, que nada mais é do que o crescimento desordenado e não sustentável da área de serviços e comércios. A principal consequência desse fenômeno é o crescimento da atividade informal, também chamada de “economia subterrânea”, a exemplo dos camelôs e vendedores ambulantes.

Um exemplo são as empresas de confecção de roupas. Antes, elas contratavam os seus costureiros tal qual qualquer empresa do setor secundário, como uma fábrica. Atualmente, no entanto, a tendência são as chamadas facções, em que o trabalhador produz em casa ou monta a sua própria equipe, que vende as suas produções a preços baixos para as grandes empresas. Com isso, não há pagamento de direitos trabalhistas e nem o respeito pelas leis do trabalho (como a jornada máxima de 40 horas semanais), uma vez que a exigência passa a ser em torno do que se produz.

(se quiser pode resumir mais.)

Explicação:

amei a foto do seu perfil, eleven e mike são perfeitos.

Perguntas interessantes