desenvolva com suas palavras um diálogo socrático, demonstrando por meio dele a maiêutica e a incapacidade de sabermos profundamente sobre qualquer assunto. Sinta-se livre para explorar qualquer assunto e qualquer possibilidade dentro do método, inclusive refutar a máxima socrática. Máximo 10 linhas de diálogo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um Diálogo Socrático é uma sessão de investigação filosófica em grupo na forma de um diálogo orientado por um filósofo, regido por determinadas regras e cujo intuito principal é o de promover o pensamento autónomo e crítico dos participantes.
O objectivo específico de um Diálogo Socrático é responder a uma pergunta filosófica concreta, através da procura de um consenso em torno dos conceitos que a pergunta nos apresenta. Enquanto procura de um consenso (sempre difícil) um Diálogo Socrático é uma actividade cooperativa entre pessoas com diferentes backgrounds e experiências de vida. A investigação começa, exactamente, por relatos de experiências concretas dos participantes que o grupo considere relevante para a pergunta que temos à nossa frente. Desta forma, partindo do concreto e sempre regressando ao concreto, evitamos a abstração excessiva, comum a muitos debates filosóficos. Ao pensar as nossas experiências e ao confrontar os nossos pensamentos mais abstractos com as nossas experiências estamos a seguir à risca o ensinamento de Kant de que “não podemos pensar nenhum objecto que não seja por meio de categorias (conceitos); não podemos conhecer nenhum objecto pensado a não ser por intuições correspondentes a esses conceitos.”
Para atingirmos satisfatóriamente esse nosso objectivo (“responder a uma pergunta filosófica concreta”) é necessário que o grupo esteja disposto a gastar (ganhar) tempo e a entregar-se de forma honesta e persistente à discussão cooperativa. Essa persistência e compromisso com a verdade (e não com o nosso ego ou com uma qualquer agenda escondida) são condições essenciais para que se consiga clarificar e compreender as várias definições e argumentos que vão surgindo durante o diálogo. Só dessa forma seremos capazes de aprofundar filosóficamente as experiências quotidianas relatadas pelos participantes.
Sendo o objectivo específico de um Diálogo Socrático encontrar uma resposta consensual a uma pergunta não devemos, porém, ficar desapontados quando isso não acontece. A própria experiência do diálogo, o esforço honesto que os participantes colocaram nessa experiência de pensamento cooperativo é extremamente recompensadora e, em alguns casos pode ter um enorme significado nas vidas das pessoas que por ela passaram. Um Diálogo Socrático tem outros objectivos gerais bem mais importantes que o de atingir um consenso face a uma pergunta filosófica qualquer. Num Diálogo Socrático cultivam-se virtudes como o respeito, o saber ouvir, aceitar críticas às nossas posições, a aceitar o erro como natural a qualquer empreendimento humano, a aprendizagem com os outros e com as experiências do outros. Numa palavra, num verdadeiro Diálogo Socrático cultivamos a nossa humanidade.
Explicação:
estou aqui a 8mins ;-;