Geografia, perguntado por joaosk8skate, 10 meses atrás

Desde que começou a ser monitorado, em 1982, o buraco na camada de ozônio sobre a Antártida – oficialmente descoberto em 1985 – vem crescendo ano a ano. Quer dizer, não em 2019. Medições do satélite NOAA, da NASA, apontam que a falha atingiu o pico anual no dia 8 de setembro, quando chegou a 16,4 milhões de quilômetros quadrados. Entre setembro e outubro, é comum que o buraco diminua de tamanho – e, este ano, ele chegou a 10 milhões de quilômetros quadrados. Para a resolução da questão leia a matéria sobre o buraco na camada de ozônio na integra e pesquise mais sobre o assunto no livro texto e em outros sites. A) Descreva a camada da atmosfera que concentra a camada de ozônio, bem como sua função para o planeta Terra, os prejuízos à saúde humana e a causa efetiva do processo de destruição.

Soluções para a tarefa

Respondido por zackar
4

Resposta:

A camada de ozônio também é chamada de ozonosfera, graças a sua composição, dada principalmente de O³. Ela se localiza entre 20 e 35 quilômetros de altitude. è também considerada uma das camadas mais importantes da atmosfera terrestre, pois filtra a grande parte dos raios UV emitidos pelo Sol. Esses raios são extremamente danosos ao planeta e aos seus seres viventes; podem causar envelhecimento precoce, danos a visão e ao sistema imunológico e mesmo câncer de pele. Fora isso, também afetariam a reprodução dos fitoplânctons, que são a base da cadeia alimentar aquática e os maiores produtores de 0² no planeta.

A ozonosfera vem sendo deteriorada de forma extremamente agressiva desde a Revolução Industrial, onde os índices de poluição atmosférica aumentaram drasticamente. Dentre os processos que mais a prejudicam estão o uso de produtos aerossóis, refrigeradores, circulação de automotores e indústrias, pois liberam gases como óxido nitroso (N2O), dióxido de carbono (CO2) e clorofluorcarbonos (CFCs).


joaosk8skate: nao copiem igual gnt ideia
zackar: realmente
Perguntas interessantes