"Desde os primeiros administradores da Colônia que chegaram aqui, a única coisa que esse poder do Estado fez foi demarcar sesmarias, entregar glebas para senhores feudais, capitães, implantar pátios e colégios como este daqui de São Paulo, fortes (...). Se o progresso não é partilhado por todo mundo, se o desenvolvimento não enriqueceu e não propiciou o acesso à qualidade de vida e ao bem-estar para todo mundo, então que progresso é esse? (...) Quinhentos anos não é nada."
(KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do ocKJente. São Paulo: MINC-FUNARTE/Companhia das letras, 1999. p. 30-31.)
Ailton Krenak, então presidente do Núcleo de Direitos Indígenas, enfatiza no texto acima um dos motivos das tensas relações entre Estado e Povos Indígenas no Brasil, desde a chegada dos portugueses. Assinale a alternativa que sintetiza o motivo a que Krenak se refere:
A. O regime de trabalho servil imposto aos índios e a prestação de serviços militares sem qualquer remuneração estabelecidos com a colonização.
B. A preservação das tradições ancestrais dos nativos e a instituição da violência como padrão de relacionamento entre as tribos.
C. A educação religiosa católica, que destruiu a cooperação entre brancos e indígenas no uso da tecnologia e no respeito pela natureza.
D. A atuação do Estado no Brasil, desde a época das sesmarias, que dificultou a exploração das riquezas minerais existentes nas terras indígenas.
E. A expropriação de territórios indígenas e a desigual distribuição dos resultados das conquistas políticas e econômicas.
arixjkwe:
Ajudaaaaaaaaaa pfvvvvvv
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correta a alternativa E, já que o que é destacado no texto é que o desenvolvimento econômico brasileiro, tal como foi organizado com o modelo de colonização, foi concentrado nas mãos de uma pequena parcela da população e foi feito em detrimento dos interesses e das necessidades dos povos nativos, que perderam os seus territórios.
Por conta disto vemos até hoje grande disparidade nos indicadores sociais entre membros de diferentes grupos étnicos que constituem a população brasileira. A expectativa de vida, a renda média e os graus de instrução, por exemplo, são bem mais baixos dentre os afro-brasileiros e os ameríndios que dentre os brasileiros reconhecidos como brancos.
Perguntas interessantes
Biologia,
3 meses atrás
Ed. Física,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Lógica,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás