Desde os antigos gregos até os dias atuais, o estudo da retórica encerra uma gama de controvérsias e conceitos. Por vezes, a retórica foi e ainda é apresentada como a arte de proferir discursos eloquentes. A dialética antiga, introduzida pelos gregos, assemelhava-se à retórica. Para os gregos, a diferença entre as duas residia mais no que dizia respeito aos seus propósitos do que à forma, ainda que aí também se observassem diferenças. Baseado(a) nos fundamentos apresentados, referente a retórica e a dialética, analise as alternativas abaixo, destacando quais delas apresentam características marcantes relacionadas à DIALÉTICA:
Soluções para a tarefa
Os pontos da dialética descrevem Sócrates Platão e Aristóteles são voltados a razão.
Sócrates criou a maiêutica, o objetivo desse método é fazer com que as pessoas cheguem ao conhecimento por meio de conhecimentos que essas pessoas já possuem.
Platão defendia a existência de um mundo denominado mundo das ideias, as pessoas só poderiam conhecer a verdade por meio do mundo das ideias.
O grande desafio de Aristóteles foi implantar a democracia, o que mudou gradativamente o cenário social na época.
Resposta:LETRA A
Explicação:
I.Para os gregos, a dialética era a ciência dos contrários. Caracterizada por discursos curtos, em oposição à retórica (que se caracterizava por longos discursos).
II.A visão contemporânea sobre a dialética está fundada nas contribuições do filósofo Hegel e nos estudos de Karl Marx.
III.A dialética antiga se caracterizava pela seguinte estrutura: havia um orador que apresentava uma proposição retórica e um oponente, que era contrário à tese do proponente.
IV.Na dialética, o papel do interlocutor é mais importante que na retórica. O papel do interlocutor é irrelevante Estão corretas:
A - Alternativas I, II, III e IV estão corretas
B - As alternativas I e II estão incorretas.
C - Somente a alternativa I está correta.
D - Somente a alternativa II está correta.
E - Somente as alternativas II e III estão corretas.