História, perguntado por carlaj1977pd3m0u, 1 ano atrás

Desde o século XI, os europeus viviam um intenso processo de crescimento de suas relações comerciais com outras partes do mundo. O Ocidente havia se tornado mais dependente de outras regiões. Os europeus dispunham de madeira, ferro, cobre, chumbo, estanho, carne, peixe, trigo, frutas, lã e linho, mas dependiam do comércio oriental para vários outros produtos, tais como açúcar, ouro, cânfora, porcelanas, pedras preciosas, pimenta, cravo, canela, noz-moscada, gengibre, perfumes e óleos aromáticos.

Sobre o referido contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. Essas mercadorias eram compradas no oriente pelos comerciantes árabes e chegavam aos comerciantes da península itálica por Gênova, Piza e Veneza, as quais eram intermediárias nesse comércio.

II. Os comerciantes de outras regiões da Europa, bem como os reis dos países que se formaram no período, desejavam quebrar esse monopólio dos comerciantes italianos.

III. Aos reis também interessava o fortalecimento dos comerciantes de seus países, pois isso aumentaria a capacidade de arrecadar impostos, o que resultaria no aumento de seu poder.

Está correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
2

A resposta correta é que as alternativas I, II e III são verdadeiras.

Esse processo do aumento e desenvolvimento do comércio aconteceu no período da Baixa Idade Média, onde tínhamos a presença dos Estados Nacionais Modernos juntamente com os comerciantes, que agora era representado pela burguesia.

Com o intuito de arrecadar impostos, os reis e os comerciantes fecharam um acordo para alcançarem esse objetivo em comum de conquistar novos territórios para aumentar o comércio. Isso também foi de interesse da Igreja Católica pois assim eles podiam aumentar o domínio da sua religião.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes