Desde o Renascimento, foi estabelecido, na Europa, a distinção entre cultura de elite (arte e cultura das classes altas) e cultura popular (as tradições e expressões culturais das pessoas comuns, do povo). A própria dinâmica do mercado, decisiva na estrutura de novas formas de vida social, impôs também novas condições aos produtos culturais: a cultura deve seduzir e, ao mesmo tempo, proporcionar valor de troca. Nasceu, assim, a ideia da cultura de massa como processo de absorção e transformação da cultura de elite e da cultura popular nas condições econômicas e sociais da sociedade de massa. SANTANDER, Pablo Araya. Ciências Humanas a Sociais. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Sobre a concepção de Cultura de Massa, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1
Explicação: Acredito nesta respota por esse fator:
Pag 84 Com a industrialização das formas de expressão pelas tecnologias de comunicação
e expressão artística, a forma de cultura do século XIX até os nossos dias foi
radicalmente transformada. A obra de arte deixou de ser algo singular e passou a
adquirir valor econômico. Dependendo da reprodutibilidade e do valor econômico
de seus produtos nas novas condições de mercado, tanto a cultura de elite quanto
a cultura popular se tornaram acessíveis pela primeira vez a um público de massa.
A própria dinâmica do mercado, decisiva na estrutura de novas formas de
vida social, impôs também novas condições aos produtos culturais: a cultura deve
seduzir e, ao mesmo tempo, proporcionar valor de troca.
Resposta:
Alternativa correta: 1
Explicação:
A própria dinâmica do mercado, decisiva na estrutura de novas formas de vida social, impôs também novas condições aos produtos culturais: a cultura deve seduzir e, ao mesmo tempo, proporcionar valor de troca. Nasceu, assim, a ideia da cultura de massa como processo de absorção e transformação da cultura de elite e da cultura popular nas condições econômicas e sociais da sociedade de massa.
Exploração comercial das obras de arte.
A indústria cultural tem como característica a fabricação de produtos, que possuem elementos culturais, mas destinam-se ao mercado.
Assim, a relevância da obra é compreendida a partir de seu valor de mercado e da possibilidade de gerar lucro para que a comercializa.