Desde o princípio, os enfrentamentos políticose militares que se produziram motivados pelaindependência das nações latinoamericanas foram umaquestão que afetou a todo o sistema europeu e atlânticode que as colônias espanholas e portuguesas faziamparte. Porém, isso não constituía nenhuma novidade.Desde o século XVI, as fabulosas riquezas das Indiashaviam provocado a inveja de todas as outras naçõeseuropeias, as quais intentaram obter vantagens e oporse a qualquer avanço da posição de seus rivais naAmérica. No século XVIII, o Pacto de Família firmadoentre as monarquias bourbônicas de Espanha e Françasignificou uma ameaça para a Grã-Bretanha. No entanto,os ingleses encontraram uma saída ao praticar umextenso comércio clandestino com a América espanhola,mas não intentaram anexar a seu império nenhuma dascolônias espanholas mais importantes.Considerando o sistema europeu e atlântico no períodoaludido no trecho acima, analise as afirmações quese seguem.I. Nas contendas políticas entre Espanha e França,a Inglaterra apoiou a França, vindo a exercerum papel direto e efetivo nas lutas das colôniasespanholas contra a metrópole, desembarcandona América grandes tropas militares. Esseaspecto desencadeou uma guerra entre Inglaterrae Espanha.II. Os Estados Unidos, no início do século XIX, nãoforam afetados pela política napoleônica queinterferia no mercado atlântico. Este fato motivou ajovem nação a não buscar proveito no rompimentodos laços coloniais hispanoamericanos, reforçandoo pujante comércio que possuía com a Inglaterrae com a França.III. Embora existisse a política de neutralidade inglesacom relação aos processos de independênciasda maioria das colônias hispanoamericanas, nasdisputas entre o Texas e os Estados Unidos, a GrãBretanha apoiou a república do Texas, uma vezque esta havia se separado do México em 1836.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C III.D I e II.E II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Na História da América várias alianças entre nações foram construídas. Veja abaixo algumas das consequências destes processos:
I. Nas contendas políticas entre Espanha e França,a Inglaterra apoiou a França, vindo a exercer um papel direto e efetivo nas lutas das colônias espanholas contra a metrópole, desembarcando na América grandes tropas militares. Esse aspecto desencadeou uma guerra entre Inglaterra e Espanha.
Falso. Inglaterra e França encontravam-se em uma guerra de profunda intensidade, tanto no âmbito econômico quanto no âmbito militar. Por isso, é importante notar, não houveram relações amistosas entre estas duas nações.
II. Os Estados Unidos, no início do século XIX, não foram afetados pela política napoleônica que interferia no mercado atlântico. Este fato motivou a jovem nação a não buscar proveito no rompimento dos laços coloniais hispano americanos, reforçando o pujante comércio que possuía com a Inglaterra e com a França.
Falso. Os Estados Unidos foram diretamente afetados pelas guerras napoleônicas, uma vez que a Inglaterra aumentou os impostos e passou a ter menos atenção ao desenvolvimento da região, por conta das movimentações políticas e militares dos franceses.
III. Embora existisse a política de neutralidade inglesa com relação aos processos de independências da maioria das colônias hispano americanas, nas disputas entre o Texas e os Estados Unidos, a Grã Bretanha apoiou a república do Texas, uma vez que esta havia se separado do México em 1836.
Correto. A Inglaterra apoiou a independência do Texas com relação ao México, enxergando uma possibilidade positiva de esvaziamento da influência espanhola na região.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/19665119