História, perguntado por erikarsatucheng577, 1 ano atrás

Desde a primeira projeção do cinematógrafo, no final do século XIX, até as exibições contemporâneas, o cinema tornou-se um importante veículo de comunicação de massa. Theodor Adorno e Max Horkheimer, em 1947, teceram críticas à evolução desse modelo de entretenimento. Leia o texto a seguir e responda às questões. "Os desocupados das metrópoles encontram amenidade no verão e calor no inverno nas salas de temperatura regulada. Por outro lado, mesmo ao nível do existente, o sistema inflado pela indústria dos divertimentos não toma, de fato, mais humana a vida para os homens. A ideia [...1 de utilizar plenamente as capacidades [técnicas] existentes para o consumo estético de massa, faz parte do sistema econôm ico que se recusa a utilizar suas capacidades quando se trata de eliminar a fome." ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: (ADORNO, Theodor. indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 21.)

a) Qual é a crítica feita no texto à indústria do cinema?
b) Você concorda com a ideia de que o cinema pode distanciar o espectador da realidade? De que forma isso aconteceria? Debata essas questões com os colegas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Lucilap
70

Olá!


 O texto faz alusão ao que os autores denominaram ao longo de sua obra como indústria cultural. Fruto de uma sociedade em que os valores humanos foram substituídos por interesses econômicos regidos por uma lei de mercado e por condutas cada vez mais individualistas, até mesmo atividades culturais se tornam orientadas pela busca pelo lucro.


Nesta condição, o cinema torna-se um bem cultural a ser explorado comercialmente. É deixado de lado suas aspirações como objeto de lazer para se tornar um mecanismo de manipulação do mundo industrial moderno, visando a reprodução da ideologia dominante imposta pelo sistema capitalista
Perguntas interessantes