Pedagogia, perguntado por HERNANDESTYLE, 1 ano atrás

Desde a mudança no comando do governo federal em 2016, reformas significantes estão sendo colocadas em prática pelo governo Temer. Dentre tais reformas, uma das mais impactantes e controversas é a mudança no modelo do ensino médio, que dentre outras ações, lança a Base Nacional Comum Curricular – BNCC que será o novo conjunto de orientações para nortear os currículos adotados nas escolas, públicas e privadas, de todo o país. No entanto, muitas vozes contrarias a esta mudança tem apontado diversas incongruências não apenas na forma de implementação (por Medida Provisória - MP sem discussão com às bases) bem como em seu conteúdo, que, segundo seus críticos, por exemplo, aprofunda os estudos profissionalizantes/técnicos em detrimento de disciplinas com viés mais crítico, humanístico, como sociologia e filosofia. Abaixo temos dois depoimentos antagônicos sobre esta mudança, a partir deles, dos seus conhecimentos e de pesquisas exponha, em no mínimo 30 linhas, a sua opinião acerca do novo ensino médio.
“...a reforma faz com que os estudantes sejam divididos entre aqueles que vão ter acesso a um ensino propedêutico e aqueles que vão ter acesso a um ensino técnico de baixa qualidade...” declaração do coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara à revista Carta Capital em 09/02/2017.
“...É muito importante, principalmente para os mais pobres. É uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho... a MP é uma tentativa importante de melhorar o ensino médio. Atualmente, ela não dá perspectiva para muita gente que não vai fazer o vestibular...” posicionamento de Cleverson Lino Batista, professor de filosofia, ética e sociologia, em entrevista à revista Exame em 15/outubro/2016.

Soluções para a tarefa

Respondido por hallanvictorfip6imnn
0

 a MP é positiva ao trazer o ensino técnico ao ensino médio. "É muito importante, principalmente para os mais pobres. É uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho". Para ele, outro ponto positivo é a possibilidade do estudante escolher a trajetória de ensino.

"A MP é uma tentativa importante [de melhorar o ensino médio]. Atualmente, ela não dá perspectiva para muita gente que não vai fazer o vestibular. Não tem essa possibilidade de encarar, dentro do ensino médio, a especificidade de cada emprego, de cada mercado de trabalho e profissão. Com o ensino técnico, o estudante pode ter essa oportunidade de lidar com a profissão", defende.


Perguntas interessantes