Desde a mais alta antiguidade clássica, principalmente desde sócrates, platão e aristóteles, os assuntos políticos impressionam o gênero humano, sequioso de conhecê-los e aprofundá-los. Aristóteles conclui na grécia um ciclo de estudos políticos conscientemente especulativos. No entanto, nos fragmentos das constituições que o filósofo estagirita analisa, bem como nas últimas páginas políticas de platão, seu predecessor, que no livro das leis passara já do estado ideal e hipotético ao estado real e histórico, avultam considerações de índole sociológica, antecipações que deixam de ser puramente filosóficas
Soluções para a tarefa
Podemos definir como correta a: Alternativa 1 (Platão). O Platão foi o filósofo responsável por criar a sistemática de uma filosofia política que abarca um projeto político. Além disso, Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista, escrevendo sobre diversos temas, como amizade, amor, justiça, política, imortalidade da alma, entre outros.
Sobre a Filosofia Política de Platão
No molde político ideal de Platão, seria o atributo dos governantes e legisladores também, pois a habilidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que pudesse atender da melhor forma o interesse de toda a cidade.
Além disso, o filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Desenvolveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, isto é, é definido como o precursor do ensino superior no mundo ocidental.
Complemento da Questão:
Com base no excerto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que corresponde ao pensador responsável por elaborar sistematicamente uma filosofia política:
Alternativa 1: Platão.
Alternativa 2: Maquiavel.
Alternativa 3: Aristóteles.
Alternativa 4: Santo Agostinho.
Alternativa 5: São Tomás de Aquino.
Entenda mais sobre Platão em:
https://brainly.com.br/tarefa/6764931
#SPJ4