desde a antiguidade se observa a divisão entre trabalho intelectual e trabalho manual. Como ela aparece em outros momentos históricos e principalmente, hoje?
Soluções para a tarefa
Olá, Lara.
Desde os tempos antigos, as pessoas pensam que trabalho manual significa não ter inteligência, ou diploma, mas muitas das vezes as pessoas tem que trabalhar nisto pois não tem emprego no tipo de qualificação dela (se chama desemprego friccional). Trabalho manual seria pedreiros, marceneiros, pintores, etc; trabalho intelectual são cientistas, advogados, detetives formados. Muitos trabalhadores manuais sofrem preconceito, mas talvez não tiveram chance de ter uma grau de escolaridade maior.
Respondendo sua pergunta de como ela (divisão) aparece antigamente e hoje, te digo que vem sempre junto ao preconceito, e aparece sempre com alguém desvalorizando este tipo de trabalhadores.
Espero ter ajudado.
A divisão entre trabalho intelectual e trabalho manual, segundo o sociólogo e economista Karl Marx, indica um tema ligado à luta de classes.
Para isso, é preciso compreender o conceito de luta de classes, assim como a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho manual na atualidade.
Luta de classes e trabalho intelectual e manual
Para Karl Marx, a sociedade pode ser compreendida pela luta de classes, ou seja, pela exploração da burguesia sobre a classe proletária. Nisso, o trabalho da classe burguesa se coloca enquanto intelectual, de exigência empresarial, enquanto o proletariado apresenta trabalhos manuais.
Na atualidade, a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho manual ainda se coloca, onde os trabalhos que apresentam maior remuneração exigem uma formação intelectual de nível superior.
Para mais sobre o trabalho, leia: https://brainly.com.br/tarefa/49268021
#SPJ2