Desde a antiguidade, os pensadores se ocupam em compreender as relações de poder presentes nas sociedades, revelando-se como um ponto comum a ideia de que a concentração do poder em uma só pessoa, ou em um só órgão, deve sempre ser evitada. Entretanto, somente no século XVIII, este princípio, através da obra – O Espírito das Leis, do teórico francês Montesquieu, veio a ser profundamente sistematizado em uma sólida doutrina, servindo, posteriormente, de dogma para os Estados liberais. Estabelece-se desta forma que o Estado deveria possuir três poderes – Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário – cada um deles responsável pelo desempenho de funções específicas. Disponível em:. Acesso em: 28 jun. 2018. Face ao exposto, e considerando esses três poderes, leia as afirmações a seguir. I. O poder legislativo envolve legislar e fiscalizar, elaborando normas de direito que se aplicam a toda a sociedade. II. O poder executivo tem como função administrar os interesses da sociedade. III. O poder judiciário tem como função básica aplicar a lei, tanto legislando quanto aplicando regimentos internos. IV. Os três poderes envolvem funções típicas e atípicas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
I. Correto. A função do poder legislador é legislar leis, que sejam adequadas ao funcionamento da política no contexto de cada país.
II.Correto. O poder executivo (presidencialismo no caso do Brasil), possue a função administradora de todo o espaço público.
III.Correto. O poder judiciário tem a função de "polícia", ou seja, aplicar a lei em todas as instâncias, de forma a manter a ordem social.
IV.Correto.
Resposta, I,II,III e IV corretos.
Perguntas interessantes