Desde a antiguidade clássica, e talvez até antes, as pessoas usam criptografia para transmitir mensagens secretas. A idéia era simples: eu tenho um método ou chave que uso para “embaralhar” uma mensagem e só quem conhece este método ou mensagem conseguiria tornar esta mensagem legível novamente.
O grande problema desta abordagem é que tanto o emissor quanto o receptor tem que conhecer a chave da criptografia. Por exemplo, se eu – que estou em SP – quisesse mandar uma mensagem criptografada por mim para o pessoal da Lambda3 RJ agora, eu teria que arranjar uma forma segura de enviar para eles a chave que usei para cifrar o texto. Como eu poderia enviar esta chave de forma segura? Eu não conseguiria.
Esta abordagem é conhecida como criptografia de chave simétrica. Para solucionar o problema dela, começou-se a pensar em uma criptografia de chave assimétrica, ou seja, com duas ou mais chaves.
A respeito desse tema, leia o trecho a seguir
____________ foi construído sobre uma das áreas mais clássicas da matemática, ____________. Ele se baseia na dificuldade em fatorar um número em seus componentes primos. Primeiro vamos lembrar que um número primo é um número que só pode ser dividido por ____________ (numa divisão exata, sem números quebrados); segundo, temos que lembrar como descobrir os fatores primos de um número.
As chaves pública e privada são geradas com base na multiplicação de dois números primos. O resultado desta multiplicação será ____________ mas, se o número for grande o suficiente, fatorar este número para descobrir os primos que multiplicamos para formá-lo pode demorar anos.
É desta particularidade que vem segurança do RSA. Na verdade não é impossível quebrar a criptografia RSA, mas como para fazer isto seriam necessários alguns bons anos ou décadas, a ideia se torna inviável.
Assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a.
O RSA; a Teoria dos números; ele mesmo e por 1; público. Correto
b.
A Cifra de Cesar; a Teoria dos números; ele mesmo e por 1; público.
c.
O RSA; a Teoria dos números; qualquer número; público.
d.
O CDMA; a Teoria dos números; ele mesmo e por 1; público.
e.
O RSA; a Teoria dos números; ele mesmo e por 1; privado.
---------------------------------------------------------------
RESPOSTA: A
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
RESPOSTA: O RSA; a Teoria dos números; ele mesmo e por 1; público.
Respondido por
9
resposta:
O RSA; a Teoria dos números; ele mesmo e por 1; público.
O RSA; a Teoria dos números; ele mesmo e por 1; público.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás