"Desde a Antiguidade, até aos nossos dias, um camponês, mesmo iletrado e/ou desprovido de outros conhecimentos, sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, as providências a serem tomadas para a defesa das plantações contra ervas daninhas e pragas e o tipo de solo adequado para as diferentes culturas. Tem também conhecimento de que o cultivo do mesmo tipo de cultura, todos os anos, no mesmo local, exaure o solo. Já no período feudal, o sistema de cultivo era em faixas: duas cultivadas e uma terceira em repouso, alternando-as de ano para ano, nunca cultivando a mesma planta, dois anos seguidos, numa única faixa. O início da Revolução Agrícola não se prende ao aparecimento, no século XVIII, de melhores arados, enxadas e outros tipos de maquinaria, mas à introdução, na segunda metade do século XVII, da cultura do nabo e do trevo, pois seu plantio evitava o desperdício de se deixar a terra em pousio: seu cultivo “revitalizava” o solo, permitindo o uso constante. Hoje, a agricultura utiliza-se de sementes selecionadas, de adubos químicos, de defensivos contra as pragas e tenta-se, até, o controle biológico de insetos daninhos." (MARCONI; LAKATOS, 2019, p.01)
Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta:
Escolha uma:
a.
O conhecimento utilizado pelos camponeses era científico, produzindo as safras.
b.
Só se obtém conhecimento através de procedimentos científicos.
c.
Utiliza-se o senso comum como principal forma de conhecimento atualmente na agricultura.
d.
A agricultura que era desenvolvida pelos camponeses não levava em consideração conhecimentos.
e.
A ciência não é a única forma de acesso ao conhecimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E. A ciência não é a única forma de acesso ao conhecimento.
Explicação:
Os camponeses não usavam métodos científicos, mas sim um conhecimento prático, herdado de pai para filho, obtido através de experimentos ao longo do tempo..
A alternativa que apresenta a afirmação correta é "A ciência não é a única forma de acesso ao conhecimento" (Alternativa E).
Tipos de conhecimento
O conhecimento de senso comum, e o conhecimento científico possuem algo em comum, uma vez que ambos apresentam um olhar sobre elementos do cotidiano. Contudo, a diferença entre ambos está nessa visão.
No caso do conhecimento de senso comum, esse olhar é simplificado e baseado nas visões de mundo do sujeito, enquanto o conhecimento científico é complexo, baseado em estudos sistemáticos e métodos rigorosos.
A partir disso, podemos afirmar que o conhecimento é produto de um processo onde o homem dá significados a elementos da realidade, não sendo a ciência a única forma de acesso ao mesmo (Alternativa E).
Aprenda mais sobre tipos de conhecimento:
https://brainly.com.br/tarefa/403869
#SPJ2