Desde 2013, a cobertura vacinal para doenças como caxumba, sarampo, rubéola e poliomielite
vem caindo ano a ano em todo o país, devido, entre outros motivos, ____. Contudo, sabe‐se
que a vacina é o único meio de prevenir essas doenças e consiste na inoculação de ______.
As lacunas I e II podem ser corretamente preenchidas por:
a) I. à baixa incidência dessas doenças atualmente, não representando mais riscos à saúde
pública.
II. anticorpos que estimulam uma resposta imunológica passiva contra uma doença específica, em pessoas saudáveis.
b) I. a movimentos antivacinação, que têm se expandido pelo mundo.
II.vírus patogênicos modificados em laboratório, causando a cura pela competição com os vírus não modificados da pessoa doente.
c) I. a movimentos antivacinação, que têm se expandido pelo mundo.
II.antígenos do agente patogênico, estimulando uma resposta imunológica ativa, em pessoas
saudáveis.
d) I. ao alto custo dessas vacinas, não coberto pelo sistema público, o que as torna inacessíveis a grande parte da população.
II.antígenos do agente patogênico para garantir a cura em um curto espaço de tempo, em
pessoas doentes.
e) I. à baixa incidência dessas doenças atualmente, não representando mais riscos à saúde
pública.
II.anticorpos específicos produzidos em outro organismo, que se multiplicam e eliminam o
agente patogênico, em pessoas doentes.
Soluções para a tarefa
> Alternativa C)
- Justificativa:
Caxumba, sarampo, rubéola e poliomielite são doenças causadas por vírus e prevenidas através de vacina. Embora elas já estivessem controladas há muitos anos, vários locais vêm relatando casos recentes. O principal fator desse acontecimento é o movimento antivacina que nasceu nos últimos anos e que vem perpetuando a ideia errônea de que a vacinação é perigosa, ineficiente e / ou desnecessária. Eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a plicação de uma vacina, mas benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias. O objetivo das vacinas é tornar o indivíduo imune, isto é, estimular o organismo a produzir anticorpos contra determinados patógenos, principalmente bactérias e vírus. Isso acontece através da inoculação dos antígenos patogênicos no nosso sistema imunológico, acarretando a produção de anticorpos específicos ( imunização ativa ). Quando o organismo entra em contato novamente com o patógeno, o corpo reconhece o antígeno e acessa a memória imunológica, iniciando imediatamente a produção de anticorpos.
- Alternativas incorretas:
A alternativa A) está errada em ambos os itens. O item I contradiz o enunciado ao dizer que essas doenças possuem baixa incidência na atualidade, não representando mais riscos à saúde pública. O item II erra ao dizer que a imunização é passiva; ela é ativa.
A alternativa B) está errada somente no item II, já que a vacinação tem por base imunização ativa, conforme explicado acima.
A alternativa D) está errada em ambos os itens. O item Ierra ao dizer que o sistema público não financia essas vacinas para a população. Elas são ministradas regularmente no calendário de vacinação do SUS. O item II erra ao dizer que a inoculação dos antígenos ocorre em pacientes doentes; é sempre em pacientes saudáveis.
A alternativa E) está errada em ambos os itens. O item I contradiz o enunciado ao dizer que essas doenças possuem baixa incidência na atualidade, não representando mais riscos à saúde pública. O item II está errado já que a vacinação tem por base imunização ativa, conforme explicado acima.
+ Conhecimento sobre vírus:
https://brainly.com.br/tarefa/4590379
https://brainly.com.br/tarefa/10533244