Geografia, perguntado por Diorram, 1 ano atrás

Descrever a estrutura interna do planeta terra

Soluções para a tarefa

Respondido por kamilalopesf
4
Crosta terrestre: primeira camada da Terra. É estrutura mais importante para as atividades humanas. É predominantemente composta por rochas  leves e minerais. 
Abaixo da crosta terrestre encontra-se a Descontinuidade de Mohovicic, onde as variações sísmicas podem ser mais rápidas do que em relação à crosta.

O manto é a segunda camada da Terra. As profundidades vão de 30km abaixo da superfície até 2900km. As temperaturas internas chegam a até 2000ºC (graus Celsius), o que derrete as rochas, transformando-as em magma. O manto é dividido em manto interno, onde o magma é mais líquido e em manto externo, onde o manto é mais pastoso. 
Abaixo do manto existe a Descontinuidade de Gutenberg, que é totalmente liquido e as temperaturas são ainda maiores.

O Núcleo é a terceira e última camada da Terra. É dividido em núcleo interno, que se encontra no estado sólido (devido a pressão interna do planeta sobre ele) e núcleo externo, que é líquido. Acredita-se que o núcleo é composto por uma liga de ferro, níquel e algum outro elemento químico desconhecido, mas não existem comprovações. 

ValenteGustavo: Descontinuidade de Mohorovici***
ValenteGustavo: Ops... Mohorovicic****
kamilalopesf: rsrs o nome é dificil!!!
ValenteGustavo: Demais kkk
Respondido por ValenteGustavo
1
O planeta é formado por três camadas e duas descontinuidades. Essas camadas estão subdivididas em externas e internas. A camada mais externa da Terra é a Crosta Terrestre, camada a qual nós temos contato direto. Porém, a Crosta Terrestre, ou também associado ao termo de Litosfera, pode ser dividida em Crosta Superior e Crosta Inferior, onde a Crosta Superior é chamada de camada de Sial, por ser composta predominantemente de Silicio (Si) e Alumínio (Al). E a Crosta Inferior é chamada de camada de Sima, por ser composta predominantemente de Silício (Si) e Magnésio (Mg).
Logo após a Litosfera temos a descontinuidade de Mohorovicic, conhecida também como descontinuidade Moho ou descontinuidade M.
Abaixo da descontinuidade de Moho, temos o Manto, camada onde se forma as correntes de convecção, que explica a movimentação das placa tectônicas. O manto também pode ser dividido em duas partes: Manto externo, ligado ao termo de Astenosfera e o Manto Interno, chamado também de Mesosfera. O manto é formado predominante de Silicatos de Ferro (SiFe) e tem textura pastosa em sua porção mais externa e textura liquefeita em sua porção interna. Isso se deve ao fato de o Manto Externo (Astenosfera) ter menor temperatura do que o Manto Interno (Mesosfera), por conta da relação de  proximidade com o núcleo (quanto mais próximo mais quente). Essa diferença de temperatura é o motivo da formação das correntes de convecção.
Após a Mesosfera, temos a descontinuidade de Gutenberg ou Wiechert-Gutenberg.
Abaixo temos o Núcleo, que também é associado ao termo Endosfera. O Núcleo também pode ser dividido em duas porções: Núcleo Externo e Núcleo Interno. O Núcleo Externo tem textura líquida e apresenta temperaturas de 3000 º C. Apesar da alta temperatura (até 4500 ºC) o Núcleo Interno tem textura sólida, por conta da alta pressão que converge de todas as áreas do planeta. O Núcleo, tanto interno quanto externo é formado predominante de Níquel (Ni) e Ferro (Fe), também chamado de NiFe, o que ajuda a explicar o magnetismo do planeta.
Espero ter ajudado, bons estudos!!
Perguntas interessantes