Geografia, perguntado por anhaiacaiopcr6bj, 10 meses atrás

Descreva uma característica de cada tipo de Mata existente na Amazônia.

Soluções para a tarefa

Respondido por CreudetePurpurina
77

Explicação:

Árvores altas e grossas, chuva e tempo quente ao mesmo tempo, no outono pode facilmente ocorrer um incendio

Espero ter ajudado e acertado <3


anhaiacaiopcr6bj: Obrigadoooo
cibeleoliveiraalbuqu: Vlw tia tmj k k k
balmeida0512: obg professora
cibeleoliveiraalbuqu: Azideia k k k k k k
Respondido por yasminhelena7
15

Resposta:

Abriga  a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo.

Vegetação

Quando se fala no bioma Amazônia, referimo-nos diretamente à maior floresta tropical do mundo: a Floresta Amazônica. Aproximadamente, 22% das espécias nativas do mundo encontram-se nesse bioma e, especificamente, na floresta, que abrange uma área de cerca de cinco milhões de km2.

Fauna e flora

A biodiversidade da Amazônia é surpreendente e, por esse motivo, está sob os olhares do mundo todo. Muitas espécies que habitam seus ecossistemas sequer foram estudadas. Segundo a World Wide Fund for Nature Brasil (WWF Brasil), foram classificados cientificamente no bioma cerca de 40 mil espécies de vegetais; 427, de mamíferos; 1294, de aves; 378, de répteis; 427, de anfíbios; aproximadamente 3 mil espécies de peixes; e cerca de 128.840 espécies de invertebrados. Isso apenas na parte do bioma que se encontra no território brasileiro.

Clima

Amazônia é uma região bastante úmida e quente, e isso deve-se à existência das florestas, que, por meio da evapotranspiração, perdem água para o meio ambiente. O Oceano Atlântico também é responsável por essa umidade elevada. O clima predominante é o equatorial úmido, com temperatura média de 27,9 ºC, durante a estação de menor umidade, e de 25,8 ºC, na estação de maior pluviosidade.

Hidrografia

A Bacia Amazônica é uma rede de drenagem formada por um rio principal, o Rio Amazonas, e seus afluentes, ocupa uma área de, aproximadamente, 7 milhões de km2. O Rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, desaguando no Oceano Atlântico, e divide-se em três partes: quando adentra os países andinos, é chamado de Rio Marañon; ao adentrar o Brasil, é chamado de Rio Solimões; e, ao encontrar as águas do Rio Negro, passa a chamar-se Rio Amazonas. Ao percorrer esse caminho, é alimentado por diversos outros rios que nele depositam suas águas.

Rios barrentos: apresentam deposição de sedimentos e concentração de nutrientes. Exemplo: Rio Amazonas.

Rios de águas pretas: apresentam concentração de areia e húmus. Exemplo: Rio Negro.

Rios de águas claras: têm pouca concentração de nutrientes e sedimentos, e apresentam corredeiras. Exemplo: Rio Xingu

Explicação:

Perguntas interessantes