descreva resumidamente as
condições naturais do rio Nilo
Soluções para a tarefa
Um dos graves problemas enfrentados pelo Nilo está no seu delta. Devido às mudanças climáticas ocasionadas pela emissão e pelo acúmulo de CO2 na atmosfera, muitos agricultores no delta estão perdendo solos cultiváveis. Isso porque a salinidade avança gradativamente, tornando o solo pobre e intensificando o uso de adubos químicos.
A gravidade das mudanças climáticas no delta do Nilo poderá afetar mais de oito milhões de pessoas, que terão de ser deslocadas das áreas litorâneas até o fim do século, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, órgão da Organização das Nações Unidas.
Outro problema é que muitas áreas do delta estão afundando. Isso porque, na construção da represa de Assuãn, várias toneladas de lama foram deslocadas do curso do rio, acumulando-se no delta, devido ao curso natural das águas. Com a água represada, o fluxo de sedimentos diminuiu-se, diminuindo o delta. Há lugares em que a faixa costeira já se reduz em um ritmo impressionante de 175 metros por ano.
Essa represa, com a criação do lago Nasser, causou grandes problemas aos monumentos da região, alagando importantes sítios arqueológicos, com a quase maioria dos Templos de Núbia prejudicada.