Descreva os fundamentos da democracia grega e sua origem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando se fala em democracia grega, a primeira palavra que cabe nesse processo se refere às experiências que originaram as bases democráticas como um todo em Atenas, chegando depois ao restante da Grécia.
A participação do povo no governo de Atenas era notória, em outras pólis nem tanto, mas até mesmo nas cidades em que a democracia não era tão latente, ainda assim sempre havia algum canal e forma de comunicação entre o poder público e os cidadãos
Surgida na Grécia Antiga e implementada em Atenas logo que Clístenes, em 510 a.C, liderou uma revolta vencendo o derradeiro líder tirano que governava a cidade-estado, “nasceu” a democracia.
Como líder único naquele momento, Clístenes compilou uma série de reformas políticas, cujo objetivo era solucionar os embates sociais dados pela divisão social ali existente.⠀
Explicação:
A formação da democracia ateniense baseou-se em diversos fundamentos, estruturas e organizações que se consolidaram ao longo de períodos anteriores da história da Grécia. Um bom exemplo disso é formação das poleis, conhecidas como cidades-Estado, que se consolidaram já no final do período Arcaico. Essa organização autônoma da pólis pode ser considerada fundamental para a organização política e social dos atenienses que culminou na gênese daquilo que chamamos de democracia.
Mas, ao estudarmos a democracia grega, tão importante quanto compreender o porquê de ter começado neste ou naquele momento é pensarmos que a concepção de democracia deles é diferente da nossa, contemporânea.