Descreva o significado de: Tupinambás; arabuta, mairs; peros e escambo
Soluções para a tarefa
TUPINAMBÁS: é o nome de um grupo de índios, pertencente ao tronco linguístico tupi, que viveu em uma extensa faixa territorial da costa do Brasil. ... O reconhecimento foi acompanhado da demarcação de seu território, a Terra Indígena Tupinambá de Olivença, que ocupa também os municípios de Buerarema e Una.
Arabutã: Arabutã é um município brasileiro localizado no Meio-Oeste Catarinense pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Seara e Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC).
Com a construção da estrada de ferro São Paulo ao Rio Grande do Sul, por volta do ano de 1910, atravessando o Estado de Santa Catarina de Sul a Norte, costeando o Rio do Peixe, por uma empresa americana, a sorte da região tomou outros rumos. A região onde hoje é Arabutã foi vendida à companhia colonizadora Mósele Eberle e a partir de 1912 entraram os caboclos em nossa região, começando o desmatamento e então surgiram os primeiros núcleos de habitação.Essa região pertencia a Colônia Concórdia e a companhia Mósele procurou interessados para aquisição de terras. Em 1927 chegaram à Arabutã uma leva de imigrantes, vindos da Romênia que aqui, a troco de serviços recebiam terras e comida da colonizadora. É a esses imigrantes que se deve a colonização de Arabutã, pois foram eles que abriram estradas para mais tarde servirem de passagem a novos imigrantes que vinham chegando.
O povoamento de início, teve o nome de Pipoca dado pelos caboclos, por motivo de terem ficado ilhados durante uma enchente, entre o Rio Jacutinga e Lajeado Canoas, e sua alimentação por vários dias, foi pipoca. Com a vinda dos alemães mudou-se o nome para Nova Germânia, assim ficou conhecida em grande parte do Rio Grande do Sul. A maioria dos colonizadores veio de Montenegro trazendo o progresso, a cultura, a religião e o lazer.Durante a 2ª Guerra Mundial mudou o nome para Mauá, nome este ainda conservado em nomes de empresas e monumento na praça central da cidade.
Mais tarde recebeu o nome de Arabutã, que na língua Guarani quer dizer Pau Brasil devido a uma madeira idêntica encontrada às margens do Rio Jacutinga.
O Município de Arabutã foi criado em 12 de dezembro de 1991 pela lei 8.474, publicada no diário oficial n° 14.345 de 1991.
Arabutã foi distrito de Concórdia no período de 1938 até 31 de março de 1991, quando foi votado o plebiscito pela emancipação, tornando-se, no dia 12 de Dezembro de 1991, um Município politicamente emancipado. A emancipação política ocorreu com a posse do primeiro prefeito, em 1 de janeiro de 1993.
No primeiro domingo do mês de fevereiro ocorre o Kerb Fest, que é o dia do aniversário da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e no dia 25 de julho se comemora o dia do Colono e do Motorista.
MAIRS: eu não sabia desculpa
PEROS : nome que os indios deram aos porugueses quando o tempos da colonização. Variação de peró.
ESCAMBO: permuta, troca direta ou, simplesmente, troca é a transação ou contrato em que cada uma das partes entrega um bem ou presta um serviço para receber da outra parte um bem ou serviço em forma de crédito, sem que um dos bens seja moeda.