Ao conceber os fatos sociais como realidades objetivas, coercitivas e exteriores à consciência individual, Durkheim alerta sobre a força dos costumes e valores vigentes que internalizamos no processo de socialização.
Depois de ler a proposta a seguir, como você reagiria diante do relato. Você acaba de se hospedar em um hotel. Chegou ao apartamento que lhe foi destinado. Está só. Passa os olhos rapidamente nas instalações, situa-se no ambiente, satisfazendo a curiosidade de sempre: a primeira impressão, o quarto equipado, o banheiro, a limpeza. Testa o ar-condicionado, liga a televisão, olha a vista da janela. Observa a decoração, os armários e os móveis, abre a gaveta do criado-mudo... Opa! Uma carteira de dinheiro... e cheia de dólares!
1. Levando em consideração o contexto acima, responda:
a) O que você faria nesta situação? Qual seria sua primeira reação?
b) Que decisão tomaria ao final? Por quê?
2. De que maneira as atitudes tomadas por você podem ser relacionadas à análise de Durkheim sobre os fatos sociais?
Soluções para a tarefa
a) Pegar a carteira...
b) Olhar se há identificação na carteira e buscar o dono contatando a recepção do hotel.
2ª
Minha primeira ação está relacionada com a crença de que o dinheiro é essencial, crença essa estabelecida por ação coercitiva. Entretanto, depois de ponderação, outros fatos sociais influenciam na minha decisão: meus princípios éticos, que prevalecem sobre o instinto. Esses princípios também são um produto da coerção social externa.
1 - a) Nessa situação muito provavelmente eu iria pegar a carteira e tentar buscar alguma identificação de quem seria o dono da mesma, afinal, eu não gostaria de deixar a carteira em algum lugar e alguém apenas rouba-la.
b) Minha decisão final provavelmente seria tentar ir a recepção para buscar o dono da carteira.
A ética no cotidiano.
É mais do que necessário que as pessoas utilizem a ética para que as suas atitudes sejam verdadeiras e honestas.
2 - Fato social para Durkheim é tudo aquilo que pode estar ligado a sua ação, assim, o fato social na análise dele para essa situação anterior é pelo fato dos meus princípios éticos e valores impedirem de eu roubar aquela carteira.
Fato social e Durkheim.
Esse tipo de valor ou princípio é feito pela coerção social externa, é tudo aquilo que a sociedade acredita ser certo e o mais adequado a ser feito.
Leia mais sobre Fato social em: https://brainly.com.br/tarefa/15042047