Física, perguntado por becagui777, 10 meses atrás

Descreva o processo histórico do surgimento da Eletricidade, desde o período de Tales de Mileto até os dias atuais. Cite fatos, personagens e contextos históricos.

Soluções para a tarefa

Respondido por MARCIABELLEBONIPOZZE
3

Resposta:

Explicação:

No século VI a.C., Tales de Mileto observou que, ao atritar um pedaço de âmbar contra a pele de um animal, o pedaço de âmbar passava a atrair para si pequenos objetos. E ao atritar dois pedaços de âmbar contra a pele de um animal, os dois pedaços de âmbar se repeliam.

Apenas no final do século XVI William Gilbert, verificou a atração elétrica, por meio do atrito, de outros materiais, como vidro, enxofre e resinas.

No século XV, Otto von Guericke, construiu um equipamento para estudar os fenômenos descritos por Tales de Mileto. O equipamento era constituído por uma esfera de enxofre atravessada por uma barra de ferro presa a uma manivela.

O movimento da manivela fazia a esfera girar velozmente. Enquanto girava a manivela, com uma das mãos protegida por uma grossa luva, Guericke atritava a esfera. A luva passava a atrair alguns objetos leves e esferas de enxofre suspensas por fios.

Em outro experimento, ele também verificou que uma esfera de enxofre suspensa por um fio, depois de encostar-se à esfera do equipamento, passava a ser repelida por ela. Então ele constatou que a eletricidade podia passar de um corpo para outro.

Em 1729, Stephen Gray constatou que a eletricidade podia ser conduzida de um ponto a outro por fios. Também verificou a respeito de materiais que conduziam eletricidade, como metais, sendo eles condutores. Os materiais que não conduziam eletricidade, como vidro, borracha, seda e lã, sendo isolantes.

Muitas experiências foram realizadas no século XVIII, evidenciando a atração ou a repulsão entre diversos materiais, mas a explicação dos fenômenos relacionados à eletrização só foi possível no final do século XVIII, com as observações de Charles Du Fay.

Segundo Benjamin Franklin, haveria um único “fluido elétrico” existente em equilíbrio em todos os corpos, e o excesso de fluido carregaria eletricamente um corpo com cargas positivas, enquanto a falta dele carregaria o corpo com cargas negativas.

Em 1780, Luigi Galvani, realizou investigações científicas analisando as reações das pernas posteriores de rãs e descobriu que os músculos se movimentavam quando submetidos a descargas elétricas, ou seja, apresentavam características que interagiam com a eletricidade.

A ciência não está presente apenas como uma forma de descobrir a cura das doenças, mas também está presente em tudo que fazemos. Todos os dias nos deparamos com uma série de coisas e nem nos damos conta que tudo isso é ciência e só estamos podendo ter acesso a elas porque outras pessoas estudaram e pesquisaram muito para nós termos uma vida melhor e mais confortável.

O mundo está evoluindo e a ciência está evoluindo junto, a cada dia que passa os cientistas estão descobrindo técnicas novas para suas experiências, o que está facilitando muitas nossas vidas. Cada dia que passa as tecnologias estão mais evoluídas e assim os cientistas tem um meio mais eficiente para seus experimentos, fazendo assim com que eles respondam suas questões rapidamente.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes