descreva o processo de obtenção de energia nuclear
Soluções para a tarefa
Respiração aeróbia
Nas células eucarióticas surgiram organelos especializados - mitocôndrias - capazes de realizar a oxidação completa do ácido pirúvico obtido na glicólise, originando compostos muito simples(água e dióxido de carbono). Este processo ocorre apenas na presença de oxigénio, sendo por isso, designado respiração aeróbica.
Pode considerar-se a existência de quatro etapas na respiração aeróbia:
Glicólise - 1ª etapa.
Etapa comum á fermentação. Ocorre no hialoplasma e conduz á formação de duas moléculas de ATP, duas moléculas de NADH + H+ e duas moléculas de ácido pirúvico.
Formação de acetil-coenzima A - 2ª etapa
Na presença de O2, o ácido pirúvico entra na mitocôndria, onde é descarboxilado e oxidado( perde um hidrogénio, que é usado para reduzir o NAD+, formando o NADH + H+).
Cadeia transportadora de electrões e fosforilação oxidativa - 4ª etapa
As moléculas de NADH e FADH, formadas durante as etapas anteriores da respiração, transportam electrões que vão, percorrer uma série de proteínas até serem captados por um aceptor final - o oxigénio. Estas proteínas aceptoras de electrôes constituem a cadeia transportadora de electrões e encontram-se ordenadas na membrana interna das mitocôndrias de acorso com a sua afinidade para os electrões.
1. Mineração O urânio natural é encontrado como óxido de urânio, é extraído das minas.
2. Produção de concentrados de urânio. Os minerais contidos no óxido de urânio são triturados para isolá-lo, passando de uma riqueza de 1% para 80%.
3. Conversão e enriquecimento. Os reatores nucleares precisam de urânio 235 a uma concentração de 4%. No entanto, o que é extraído das minas nos dá 238U em 99,285%, 235U em 0,710% e 234U em 0,005%. Portanto, o urânio deve ser enriquecido, isto é, aumentar a concentração de 235U e, para isso, é transformado em hexafluoreto de urânio (UF6).
4. Fabricação de elementos combustíveis. O UF6 é transformado em pó de óxido de urânio enriquecido que será prensado para formar o verdadeiro combustível das usinas nucleares: UO2. as pessoas estão encarregadas de fabricar essas pílulas, de carregá-las em alguns recipientes e da inspeção subseqüente. Um grupo de 275 vagens é chamado de elemento combustível.
5. Reprocessado. Após o processo de fissão, o combustível ainda abriga o potencial de energia. Daqui pode considerar-se como desperdício radioativo (e deposita-se em um armazém geológico profundo, AGP) ou pode usar-se, que se chama reprocessamento.
Armazenamento de resíduos. Aqui existem dois tipos. Por um lado, resíduos de baixa e média atividade, provenientes de usinas nucleares (90%) e aplicações médicas, industriais e de pesquisa (10%)