Descreva o processo da independência do Brasil
Soluções para a tarefa
Durante o período colonial a situação econômica era precária e as capitanias estavam subordinadas à autoridade central do vice-rei, que governava em nome do rei de Portugal. O comércio brasileiro era limitado pelas restrições impostas pelo monopólio, pois a colônia podia comerciar apenas com a metrópole. Com a chegada de D. João a Salvador, este expediu então a Carta de Abertura dos Portos do Brasil as nações amigas de Portugal.Em 1810, D. João assinou o Tratado de Comércio e Navegação.
Para obter o reconhecimento da dinastia de Bragança e o direito de participar do Congresso, em 16 de fevereiro de 1815, D. João elevou o Brasil ao Reino Unido de Portugal e Algarves.
Assim, o Brasil deixava de ser colônia, tinha o mesmo status político de Portugal e poderia participar enviando deputados às cortes de Lisboa. Era um passo importante para a emancipação política.
Desde a vinda da família real para o Brasil, Portugal estava à beira do caos. Além da grave crise econômica e do descontentamento popular, o sistema político era marcado pela tirania do comandante inglês, que governava o país.
D. João parte em 1821, deixando o Brasil aos cuidados de seu filho mais velho, atribuindo-lhe a regência.
A insistência das Cortes para que D. Pedro voltasse a Portugal despertou atitudes de resistência no Brasil. No dia 9 de janeiro de 1822, foi entregue ao Príncipe Regente uma petição com 8.000 assinaturas solicitando que não abandonasse o Brasil.
No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro se encontrava às margens do riacho Ipiranga em São Paulo, quando recebeu os últimos decretos de Lisboa, um dos quais o transformava num simples governador, sujeito às autoridades das Cortes.
Essa atitude o conduziu a dizer que estavam cortados os laços que uniam o Brasil a Portugal. Daquele momento em diante, Independência ou Morte seria o lema de todos os brasileiros.