descreva o modelo critico de educação
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pensar a educação a partir de uma perspectiva crítica parece ser uma necessidade que vem aparecendo cada vez mais em documentos oficiais, desde a educação infantil até o ensino superior. Termos como consciência crítica, espírito crítico, desenvolvimento da criticidade estão frequentemente associados à ideia de educação numa dimensão crítica, uma educação para a cidadania, com vistas à democracia.
No senso comum, a palavra “crítica” parece se referir a uma atitude de discordância ou de contestação. Talvez este conceito que se popularizou desta maneira tenha um sentido na própria etimologia da palavra, uma vez que vem da palavra grega krimein, que significa “quebrar”, “destruir”.
Explicação:
Assim sendo, a dimensão crítica pode ser entendida a partir das ideias de Paulo Freire (ver, por exemplo, “Conscientização. Teoria e prática da libertação”. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire), que considera que o processo educativo deva possibilitar a mudança e o desenvolvimento de uma consciência que ele chama de “consciência ingênua para um outro tipo de pensamento”, ou “consciência crítica”. Esta mudança de maneira de pensar ocorre a partir da mediação do professor, quando ele trabalha incentivando, problematizando, auxiliando o aluno a refletir sobre sua realidade. A este processo de transformação de consciência ingênua para a consciência crítica ele chama de conscientização.
Um outro autor que pode contribuir para o debate, Perrenoud, ao pensar sobre o que significa educar para a cidadania afirma:
“Um sistema educativo não pode ser mais virtuoso do que a sociedade que lhe confere a sua legitimidade e os seus recursos. Se a nossa sociedade é individualista, se vivemos nela fechando os olhos às injustiças do mundo, tentando levar a melhor individualmente, é ilusório esperar que a escola cultive valores de solidariedade que a sociedade ignora ou ridiculariza quotidianamente na mídia, na vida política, nos estádios, nas empresas ou em casa” (PERRENOUD, P. A escola e aprendizagem da democracia. Porto, ASA Editores, 2002).
Acredito que somos nós que construímos o currículo da escola, Entendendo o currículo como muito mais do que a sequência de disciplinas ou somente o planejamento de estratégias de ensino. O currículo seria o resultado de uma discussão complexa e profunda com toda a equipe escolar para se chegar a um resultado demonstrado numa determinada estrutura curricular. O currículo é construído todo o tempo no interior das instituições de ensino, na postura do professor, na sua fala, no respeito entre professor-aluno e nas relações que são criadas numa instituição de ensino.
Pesquisar em: Educação Numa Perspectiva Crítica: O que isso significa? In: Site Ouvindo Crianças