Química, perguntado por dryrodrigues81, 10 meses atrás

descreva o material genético.​

Soluções para a tarefa

Respondido por LuaDemente
2

Resposta:

refere-se aos ácidos nucleicos que codificam os genes.

Respondido por vivianabreu097
1

Resposta:

DNA - Ácido Desoxirribonucleico - ADN

Saiba o que é o Ácido Desoxirribonucleico, ADN ou DNA, material genético, funções, estrutura, transporte da informação pelo dna, replicação do dna

Estrutura do Ácido Desoxirribonucleico (DNA)

 

O que é o Ácido Desoxirribonucleico - definição

 

O Ácido Desoxirribonucleico (ADN ou DNA) é o material genético de todos os organismos celulares e de grande parte dos vírus. Este material genético transporta a informação necessária para dirigir a síntese de proteínas e sua replicação. 

 

A síntese de proteínas nada mais é do que  a produção das proteínas que as células e os vírus precisam para o metabolismo e desenvolvimento. 

 

A replicação é o conjunto de reações por meio das quais o DNA faz uma cópia de si mesmo cada vez que uma célula se divide e transmite suas informações às células filhas. Em quase todos os organismos celulares o DNA está organizado na forma de cromossomos, situados no núcleo celular. 

 

O DNA é o responsável pela transmissão das características genéticas (cor dos olhos, pele, cabelo, fisionomia, etc) entre os seres vivos.

 

Adesina, Citosina, Guanina e Timina são as quatro bases encontradas na estrutura do DNA. 

 

Transporte da informação pelo DNA

 

O DNA tem a capacidade de passar a inforção dele para o RNA. Isso ocorre da seguinte forma: 

 

Existe um RNA que vai levar a mensagem dessa informação, por exemplo, a cor dos olhos, pele, cabelo, etc. Ele é chamado de RNA mensageiro (RNAm) e será ele o responsável por levar essa informação para a síntese de proteína. 

 

Replicação do DNA

 

Cada gene tem uma sequência de nucleotídeos que não se repete em nenhum outro gene. A replicação do DNA ocorre sob o controle de uma enzima especial chamada DNA polimerase.

 

Dessa forma, as duas cadeias polipeptídicas do DNA vão se separando aos poucos, enquanto os nucleotídeos de DNA vão se encaixando de uma lado e de outro lado. Assim, cada cadeia forma uma nova cadeia complementar e a molécula mãe se autoconserva com cada uma de suas metades da molécula filha.

 

Perguntas interessantes