Descreva o contexto histórico em que viveu Marsílio de Pádua
Pfvr me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nasceu em Pádua de uma família de juízes e notários. Seu pai, Bonmatteo de Maianardini, foi notário da Universidade de Pádua. O ano do seu nascimento é incerto. Embora algumas fontes indiquem o ano 1275, não há certeza a respeito.
Sabe-se muito pouco de sua infância e de sua adolescência. Completou seus estudos na Universidade de Paris na Faculdade de Artes, onde estudou filosofia aristotélica e foi condecorado com a autoridade de reitor em 1313. O tempo transcorrido em tal cidade influenciou em grande medida a evolução de seu pensamento, nesse contexto observou o estado de corrupção do clero, o que o levou a se tornar contrário ao poder temporal da Igreja Católica. Em Paris conheceu Guilherme de Ockham e Giovanni Jandun; com este último permaneceu vinculado por intenso laço de amizade, tendo sofrido com ele o exílio.
Estava em Paris quando se desenvolveu a disputa entre o Rei Filipe IV e o Papado. Esse contexto influenciou em sua obra mais importante: "Defensor Pacis", que influenciou o pensamento filosófico e político da época.
Tornou-se conselheiro do Imperador Luís IV do Sacro Império Romano-Germânico, que na época estava em conflito com o Papa.
Em 9 de abril de 1327, o Papa João XXII decretou a excomunhão de Marsílio e de Jean de Jandun.
Em 23 de outubro de 1327, o Papa João XXII publicou a Bula "Licet iuxta doutrtram", na qual declarou que o conteúdo da obra "Defensor Pacis" era herético e portanto, proibindo a distribuição do livro.
No final de 1327, integrou a comitiva que viajou à Roma para assistir à coroação de Luís IV.
A partir de 1330, viveu em Munique.
Explicação:
espero ter lhe ajudado com esse pequeno texto.