História, perguntado por nathalie1741, 11 meses atrás

descreva em no mínimo 20 linhas a importância dos Tupi para o Brasil​

Soluções para a tarefa

Respondido por amandamoliveira39
1

Explicação:

Explicação:O tupi foi a língua mais falada do Brasil até o século 18 e foi a língua oficial do Brasil junto com o português até o século 18. E só deixou de ser falado porque o Marquês de Pombal, em 1759, proibiu o ensino do tupi. O tupi antigo era conhecido até o século 16 como língua brasílica. No século 17, ele passou a ser chamado de língua geral, pois incorporou termos do português e das línguas africanas. Mas continuava sendo uma língua indígena, assim como é até hoje o guarani no Paraguai, falado por 95% da população. Nas relações formais, é o castelhano que se fala, mas em casa é só o guarani. A dissolução do tupi foi rápida porque a perseguição foi muito violenta. Mesmo assim, até o século 19 ainda havia muitos falantes do tupi. Hoje, a língua geral só é falada no Amazonas, no alto Rio Negro – chama-se nheengatu e tem milhares de falantes entre os caboclos, índios e as populações ribeirinhas.

Explicação:O tupi foi a língua mais falada do Brasil até o século 18 e foi a língua oficial do Brasil junto com o português até o século 18. E só deixou de ser falado porque o Marquês de Pombal, em 1759, proibiu o ensino do tupi. O tupi antigo era conhecido até o século 16 como língua brasílica. No século 17, ele passou a ser chamado de língua geral, pois incorporou termos do português e das línguas africanas. Mas continuava sendo uma língua indígena, assim como é até hoje o guarani no Paraguai, falado por 95% da população. Nas relações formais, é o castelhano que se fala, mas em casa é só o guarani. A dissolução do tupi foi rápida porque a perseguição foi muito violenta. Mesmo assim, até o século 19 ainda havia muitos falantes do tupi. Hoje, a língua geral só é falada no Amazonas, no alto Rio Negro – chama-se nheengatu e tem milhares de falantes entre os caboclos, índios e as populações ribeirinhas.O tupi é importante para se entender a cultura brasileira. O brasileiro já nasce falando tupi, mesmo sem saber. O português falado em Portugal diferencia-se do nosso principalmente por causa das expressões em tupi que incorporamos. Essa incorporação é tão profunda que nem nos damos conta dela. Mas é isso o que faz a nossa identidade nacional. (…) Além disso, a literatura brasileira não é só em português, é em tupi também. Um exemplo são as obras do padre Anchieta, que escreveu teatro, poesia lírica, músicas, catequese, tudo em tupi. Gonçalves Dias quis recuperar isso com suas obras, como I Juca Pirama – que significa “o que vai ser morto” –, assim como José de Alencar que, ao escrever Ubirajara, Iracema e tantos outros livros, buscava encontrar o rosto do Brasil. A importância do tupi se faz notar em cada fala nossa.

Respondido por ananatasha3516
0

Resposta:

Índios no Brasil

Os índios brasileiros tinham suas tribos denominadas através da língua que falavam. São eles: tupi guarani (litoral), macro-jê ou tapuias (região do planalto Central), aruak ou aruaques (Amazônia) e karib (Amazônia).

Tupis guaranis foram os que receberam os portugueses em terras brasileiras. Eram bons natupi guaranicaça, pesca e colheita.

Os tapuias tiveram seu primeiro contato com os europeus no século XVII, após a exploração da região central do país e viviam próximos de rios e córregos. Também sobreviviam através da caça e da coleta de frutos e raízes.

Explicação:

espero ter

ajudado !!!!

Perguntas interessantes