Descreva e comente sobre os reinos africanos :Banto, Gana e Mali.
Soluções para a tarefa
Explicação:
- Reinos Bantos: Atualmente, os bantos habitam em países localizados, principalmente, na região centro-sul do continente africano. Entre estes países, podemos citar: Angola, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Zâmbia, Zimbabwe, Lesoto e Quênia. A maioria dos mais de 300 subgrupos étnicos é formada por agricultores, que vivem também da pesca e da caça.
- Reino Gana: foi fundado no século IV. Quando se encontrava em ascensão política e econômica, no século X, foi dominado pelos soninques, que estenderam o poder de Gana sobre as regiões auríferas do Senegal - da curva do rio Níger ao deserto do Saara. O reino ficava na região oeste da África, na área que compreende hoje o Mali e o sul da Mauritânia, alcançou seu ápice entre os séculos VII e XI. Através da captação dos recursos naturais, principalmente ouro e metais preciosos dos territórios dominados pelo reino, transformou-se na principal autoridade econômica da região.
- Reino Mali: também historicamente referido como Manden Kurufaba, foi um império na África Ocidental que durou desde c. 1230 a 1600. Foi o maior império na África Ocidental e influenciou profundamente a cultura da região através da disseminação de sua língua, leis e costumes ao longo de terras adjacentes ao rio Níger, bem como outras áreas que consistem em numerosos reinos vassalos e províncias.
Resposta:
Império de Gana:
Existiu de 830 a.C. até por volta do ano de 1235 d.C, com apogeu nos últimos 500 anos. Localiza-se no que é hoje o sudeste da Mauritânia e Mali Ocidental. A capital do império chamava-se Koumbi Saleh e chegou a ter 20 mil habitantes. Consistia em duas cidades, com habitações contínuas, em pedra. Em uma habitava o rei de Gana e na outra os mercadores muçulmanos. Gana era chamada de Costa de Ouro, por causa da grande quantidade de jazidas. Ainda hoje está entre um dos principais produtores do metal. O império controlava a rota das caravanas de camelos que transportavam ouro e sal (que chegou a valer mais que o ouro) para exportação, rumo ao norte do continente, com eficiente sistema de cobrança de impostos.
Império do Mali:
Existiu entre os anos de 1230 a 1600, com auge na década de 1350.Possuía imensas minas de ouro em suas fronteiras. Até o início do século 14, foi a fonte de quase metade do ouro e sal do Velho Mundo. A religião predominante era o islamismo, mas havia influências especialmente pagãs, com muito de feitiçaria nas crenças populares. Parte dessas tradições você pode ver no seriado Raízes, produzido e exibido pelo History Channel. O Mali teve um governo semidemocrático, com uma das mais antigas constituições conhecidas do mundo, o Kurukan Fuga.