Biologia, perguntado por JuniaViana1, 11 meses atrás

Descreva e caracterize cada uma das etapas do processo de divisão celular em células autossômicas

Soluções para a tarefa

Respondido por roderickgeorodoylzxk
1

A divisão celular em células autossômicas (22 pares de cromossomos não relacionados a características sexuais) se dá através da mitose. A mitose gera, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossômica e geneticamente idênticas. E acontece segundo as seguintes fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

 

Prófase: Início ao processo de condensação dos cromossomos (espiralação e compactação) e o desaparecimento envoltório nuclear (carioteca). Com o processo de fuso mitótico, os centrossomos se organizam em torno do núcleo. O núcleo absorve água e aumenta de volume. No final dessa fase, fibras de fuso, provenientes dos centrossomos, unem-se aos centrômeros e cada uma das cromátides-irmãs fica ligada a um dos pólos da célula, alinhados na zona equatorial da célula. O centrossomo então parte-se em dois e cada par de centríolos começa a dirigir-se para pólos opostos da célula que irá entrar em divisão.

 

Metáfase: máximo de espiralação dos cromossomos é atingida, na região equatorial da célula e desfragmentação total da carioteca. Ocorre então a duplicação dos centrômeros.

 

Anáfase: fase em que ocorre a separação dos cromossomos duplicados, migrando cada cromátide irmã em direção aos polos opostos, em razão do encurtamento dos microtúbulos por causa da retirada de tubilinas. A célula fica então, temporariamente tetraploide.

 

Telófase: As cromátides já foram puxadas para extremidades opostas, com o material genético já tendo sido, portanto, separado. Ocorre então a citocinese, ou seja, a célula se divide. O plasma se divide e o núcleo deixa de estar condensado (despiralado e descompactado). O envoltório nuclear e o nucléolo retornam e as fibras do uso desaparecerem, em cada uma das células-filhas.

Perguntas interessantes