História, perguntado por arthurinacioo, 6 meses atrás

Descreva de que maneira podemos associar o sistema de capitanias hereditárias com o sistema fundiário que temos hoje em nosso país

Soluções para a tarefa

Respondido por FabricioCpsl
2

Resposta:

O território brasileiro tem como uma de suas questões políticas internas mais debatidas a temática da concentração fundiária, ou seja, a posse não democrática da maior parte das terras no espaço rural do país. Em razão da intensiva concentração de renda, do estabelecimento de monoculturas voltadas para a exportação, além de uma série de fatores históricos, o campo brasileiro é altamente concentrado nas mãos de poucos proprietários, observe o quadro acima.

Explicação:

Como é possível observar nos dados da estrutura fundiária brasileira, a maior parte dos estratos de área – 42,5% – encontra-se concentrada em 0,8% de imóveis, que apresentam uma área média de 6.185 hectares. Por outro lado, 33% dos imóveis apresentam uma área equivalente a 1,4% dos estratos de área ocupados, o que equivale a uma área média de apenas 4,7 hectares. Outros 25,4% dos imóveis apresentam uma área média de 16,2 hectares e ocupam 3,7% da área total do Brasil destinada à produção econômica no campo. Isso revela que há uma grande quantidade de terras sob posse de um número muito pequeno de pessoas.

No entanto, é um erro atribuir somente às políticas dos últimos anos o problema da concentração fundiária brasileira.

BONS ESTUDOS, DEFINE COMO MELHOR RESPOSTA POR FAVOR VAI ME AJUDAR MUITO

Anexos:
Perguntas interessantes