Biologia, perguntado por conceicaogustavo9, 1 ano atrás


Descreva como os hormônios Aldosterona e Vasopressina (ADH) aturam para regular as osmolaridade do sangue (e, como consequência, da urina formada).

Soluções para a tarefa

Respondido por Lorraiinecrj
0

Resposta:

ExplicO hormônio ADH é o conhecido hormônio antidiurético, que, também é chamado de arginina-vasopressina (AVP). Esses nomes que o hormônio recebe se dão devido às suas funções, as quais veremos ao longo do artigo. Vamos começar por entender a origem do hormônio, como se dá a sua regulação, e então a atuação do mesmo.

Quem produz o ADH?

O ADH é um hormônio secretado pela neuro-hipófise, porém produzido no hipotálamo, pois, como já disse em outros artigos, a neuro-hipófise não realiza produção de hormônios, o que ela faz é armazená-los e secretá-los. Sendo assim, o hipotálamo produz o ADH, por meio dos núcleos paraventricular e supraóptico. Em seguida, por meio de transporte axonal, o ADH é levado até a neuro-hipófise, para ser armazenado e/ou secretado. Ao ser secretado, atua diretamente no organismo (em vasos e nos túbulos distais finais e túbulos coletores), sendo assim, é um hormônio final.ação:

Respondido por Hac3301
0

O hormônio ADH é o conhecido hormônio antidiurético, que, também é chamado de arginina-vasopressina (AVP). Esses nomes que o hormônio recebe se dão devido às suas funções, as quais veremos ao longo do artigo. Vamos começar por entender a origem do hormônio, como se dá a sua regulação, e então a atuação do mesmo.

Quem produz o ADH?

O ADH é um hormônio secretado pela neuro-hipófise, porém produzido no hipotálamo, pois, como já disse em outros artigos, a neuro-hipófise não realiza produção de hormônios, o que ela faz é armazená-los e secretá-los. Sendo assim, o hipotálamo produz o ADH, por meio dos núcleos paraventricular e supraóptico. Em seguida, por meio de transporte axonal, o ADH é levado até a neuro-hipófise, para ser armazenado e/ou secretado. Ao ser secretado, atua diretamente no organismo (em vasos e nos túbulos distais finais e túbulos coletores), sendo assim, é um hormônio final.

Por qual motivo ele é secretado?

Alguns estímulos chegam ao hipotálamo e causam aumento da secreção de ADH. E outros levam à redução da secreção de ADH.

Dentre os estímulos que regulam a secreção, temos a concentração osmótica. Quando ocorre um aumento da osmolaridade do plasma, ou seja, fica mais concentrado, alguns sensores, conhecidos como osmorreceptores, percebem essa alteração, e, então, estimulam o hipotálamo a produzir o ADH, para corrigir tal alteração. Como assim os osmorreceptores percebem a alteração? Com o aumento da osmolaridade, o plasma está mais concentrado. Então, uma maior concentração de NaCl (Cloreto de Sódio) requer água, e então o NaCl acaba “sugando” essa água dos osmorreceptores, deixando-os desidratados. Uma vez desidratados, eles ativam os núcleos do hipotálamo, para produzir o ADH. Mas o contrário também acontece. Quando a concentração está reduzida, ou seja, menor osmolaridade, não há ativação dos osmorreceptores e, então não havendo estimulo, deixa de ocorrer a liberação de ADH.

Um outro estimulo é a redução da pressão arterial. Quando ocorre redução da pressão arterial, sensores localizados no seio carotídeo percebem a redução, e então enviam sinais ao hipotálamo para que haja liberação de ADH.

E um outro desencadeador da liberação de ADH é a redução da volemia. A redução do volume sanguíneo circulante provoca a liberação de ADH, pois em algumas das câmaras cardíacas, os átrios, há receptores que captam o estiramento atrial. Isso quer dizer que, se há aumento do volume de sangue, ocorre maior enchimento atrial, podendo provocar o estiramento atrial e assim estimular tais receptores, e isso levaria à interrupção da secreção de ADH. Porém, quando o volume se encontra reduzido, tais receptores não são estirados, devido a um volume abaixo do normal, e então o que ocorre é um grande aumento da secreção de ADH, para controlar a volemia. Mas lembrando que não basta reduzir uma quantidade mínima de volume. Para que se tenha um aumento importante da secreção de ADH, é necessário que haja uma importante perda de volume, cerca de 20% a menos do volume do circulante.

Para que o ADH é liberado? Qual a sua finalidade?

Muito falei sobre os estímulos que desencadeiam a liberação de ADH. Mas você pode estar confuso e se perguntando, “por que tais estímulos aumentam a secreção de ADH? Qual a ligação do hormônio com tais estímulos?

Todos esses estímulos listados acima fazem regulação da secreção de ADH, pois o ADH atua no controle de tais eventos.

ADH quer dizer Hormônio Antidiurético… Então qual seria sua função? Inibir a diurese. Simples assim. A inibição da diurese, por sua vez, faz com que uma menor quantidade de líquido seja excretada, aumentando então a quantidade de líquido no organismo. E, então, podemos relembrar do primeiro estímulo que falei anteriormente, onde a alta osmolaridade provoca aumento da secreção de ADH. O ADH, inibindo a diurese, leva ao aumento de líquido e, com isso, leva a redução da osmolaridade plasmática. E assim, cumpre seu papel, controlando a osmolaridade do plasma.

espero ter ajudado

boa sorte

Perguntas interessantes