Descreva como o intemperismo físico e químico participam na formação das bacias sedimentares ao longo do tempo geológico.
Soluções para a tarefa
As bacias sedimentares são formações geológicas, caracterizadas como depressões da superfície terrestre, presentes no relevo e que são formadas em decorrência dos abatimentos da litosfera.
Por isso, os processos de intemperismo, sejam químicos ou físicos são essenciais para a formação das bacias no decorrer do tempo, haja vista que depositarão sedimentos, como por exemplo materiais vulcânicos, que posteriormente formará tais regiões.
Resposta:
Ao longo do tempo geológico, algumas formações rochosas vão sendo rebaixadas pela ação do intemperismo físico e do químico, principalmente pelos ventos, águas (rios, chuvas, geleiras), calor, pressão e ação da gravidade.
Com a atuação dos agentes físicos e as reações químicas, os sedimentos (partículas do solo) são transportados do alto das áreas mais elevadas e se depositam nas partes mais baixas do terreno. Esses sedimentos se acumulam ao longo do tempo formando bacias sedimentares. Nem sempre é possível o ser humano acompanhar essas mudanças e formações no seu ciclo de vida.