Descreva cada um dos quatro fuso horários do Brasil.
errei a matéria vei scr;-;
Soluções para a tarefa
O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e uma hora adiantado em relação ao horário de Brasília. Esse fuso abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao Brasil, como Fernando de Noronha e Penedos de São Pedro e São Paulo.
O segundo fuso horário do país encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich e abrange a maior parte do território nacional, com a totalidade das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além dos estados do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. É o horário oficial de Brasília.
O terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação a Greenwich e uma hora em relação ao horário de Brasília. No horário de verão, essa diferença aumenta para duas horas, em relação ao horário de Brasília, nos estados de Roraima, Rondônia e Amazonas(que não adotam esse horário especial) e permanece igual no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (estados que adotam o horário de verão).
O quarto fuso horário encontra-se cinco horas atrasado em relação a Greenwich e duas horas em relação ao horário de Brasília, aumentando para três horas durante o horário de verão. Abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte oeste do Amazonas. Esse fuso foi extinto no ano de 2008, onde a área passou a integrar o fuso de -4, no entanto, em setembro de 2013, essa extinção foi revogada após aprovação em um referendo promulgado em 2010.
Fuso 1: A 30° do GMT, o qual pega as ilhas oceânicas do Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz. O tempo é contado pela subtração de duas horas ao GMT (Greenwich Mean Time)
Fuso 2: Ao atingir 45° em relação ao meridiano zero, o país tem outro fuso, no qual se subtrai três horas do fuso principal (1). Este fuso abarca a maior parte do território nacional, incluindo o Federal (horário de Brasília), as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, bem como o estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.
Fuso 3: A 60° do GMT, que corresponde aos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e cerca de dois terços do estado do Amazonas, tem menos quatro horas em relação ao meridiano zero. obs:. como os estados mencionados não participam do horário de verão, a diferença horária aumenta em duas horas em relação ao resto do país.
Fuso 4: Localizado a -75° do meridiano de Greenwich e com menos 5 horas daquele meridiano à GMT. Contudo, no ano de 2008, a Lei Federal extinguiu este fuso. Porém, devido a impopularidade desta medida, foi restabelecido no ano de 2013 e vigora até hoje. Este fuso horário pega o estado do Acre, e os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga, todos no estado do Amazonas.
grande mas espero ter ajudado :)