Descreva aspectos da arte tapajônica.
Soluções para a tarefa
As características da arte tapajonica
Fica claro as habilidades artesanais dos Tapajós ao conferir as peças. Não se trata de versões extremamente rústicas, simples, sem qualquer tipo de personalidade. São vasos e estatuetas que carregam vários detalhes e que contêm muita imaginação na decoração. Tais características sugerem para arqueólogos que os Tapajós sejam descendentes dos Maias e dos Incas.
Em testes realizados nos EUA, descobriu-se que algumas das peças de arte tapajônica que ficou por séculos soterrada, ignorada da civilização moderna, datam de mais de seis mil anos.
A arte tapajônica se caracteriza pelo zoomorfismo em seus vasos e estatuetas, isto é, são peças que apresentam a forma de um animal. Geralmente os animais da fauna existente nas cercanias eram os alvos de inspiração dos índios. Os que mais eram retratados eram os jacarés e as onças-pintadas. Acresce que nos bojos esféricos desse tipo de vaso identificam-se também representações de rostos humanos.
Mas além da zooforma, outro aspecto marcante da arte tapajônica é o grau de detalhismo das peças, que remetem ao estilo barroco e de arte chinesa antiga.
Mas nem todas as peças tinham o formato de um animal. Uma variante são os vasos de Cariátides.
Trata-se de vasos cujos pratos são suportados por três figuras, que podem ser femininas ou sacerdotes sob efeito de alucinógenos. É comum o aplique de animais modelados a mão para fazer adornos em volta da peça.
Uma característica distintiva da arte tapajônica em relação a arte marajoara, por exemplo, é o realismo da imagem de seres humanos e animais, são mais fieis aos traços respectivos.
A cerâmica da arte tapajônica era produzida por meio de argila e cauxixi, uma espécie de esponja de rio. O resultado da mistura é um material consistente, duro, porém leve.
Usavam-se objetos de cerâmica para atividades do cotidiano, mas também para rituais religiosos.