Descreva as trocas gasosas Abaixo:
Respiração por difusão
Respiração cutânea
Respiração branquial
Respiração tranqueal
Soluções para a tarefa
Respiração por difusão ou cutânea: Utiliza a superfície do corpo como órgão respiratório. Os animais que utilizam esse mecanismo devem ser dependentes d’água, pois tem a pele permeável, de pequeno porte, a fim de manter uma grande relação superfície/volume e ter respiração direta ou indireta. Ex: planária, minhoca, sapo.
Respiração branquial: As brânquias são evaginações da superfície que aumentam a superfície de contato entre o organismo e o meio, promovendo maiores trocas gasosa em animais aquáticos. Podem ser externas (ex: axolote) ou internas (ex: peixes), devendo haver mecanismos que promovam a circulação de água ao redor das brânquias. É uma respiração indireta.
Respiração traqueal: Foi o primeiro mecanismo respiratório adaptado ao ambiente terrestre. As traquéias são pequenos tubos que se abrem na superfície de insetos e outros artrópodes e se ramificam no interior do corpo do animal. Tais ramificações, as traquíolas, chegam até o tecido, onde promovem a troca e gases, sendo uma respiração direta. A ventilação das traquéias é feita mediante a movimentação da musculatura animal.