Sociologia, perguntado por anabeatriz2820, 1 ano atrás

descreva as criticas formuladas por Karl Marx ao capitalismo .

Soluções para a tarefa

Respondido por Mandjoca
1

Resposta:

Explicação:

MARX E HEGEL

Karl Marx (1818-1883) nasceu em Treves, na Alemanha, e participou intensamente da vida intelectual e política de seu tempo. Conhecido por expor a história da exploração do homem, seu pensamento – que consiste numa crítica total ao capitalismo – se baseia no materialismo histórico. O materialismo de Marx se opõe ao idealismo de Hegel, embora sua filosofia fosse também dialética, como a de Hegel.

O materialismo histórico se fundamenta na observação da realidade a partir de fatos econômicos e técnicos. Nessa perspectiva, a história das sociedades se dá através de luta de classes, onde os modos de produção e a evolução tecnológica são os principais fatores para gerar a mudança política e social.

A Dialética

Mas o que é dialética? O termo é bastante antigo. Na Filosofia Antiga, foi Platão o primeiro a oferecer-lhe o sentido de um diálogo que, confrontando proposições opostas e superando suas contradições, orientaria o pensamento na direção da verdade. O uso moderno do termo, no entanto, deriva de Hegel.

Para Hegel, a única realidade absoluta, a Ideia, é de essência espiritual. Dela derivam as coisas materiais a partir de um movimento ternário: tese, antítese e síntese. O progresso da Ideia dependeria de crises violentas, representadas pela antítese. Marx inverteu a dialética hegeliana ao negar a possibilidade da Ideia ser a realidade: na dialética marxista as ideias são o produto do processo evolutivo da matéria, esta, sim, a realidade absoluta, vista como um universo em contínuas mutações, evoluindo por movimentos bruscos, sempre determinados pela superação de uma contradição.

QUESTÃO RESOLVIDA

(Ufu 2003) Considere a citação abaixo e, a seguir, marque a alternative correta acerca da concepção materialista da história formulada por Karl Marx.  

"... na produção social de sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qualcorrespondemdeterminadasformas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intellectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência."  

MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973. p. 28.  

a) Marx expressa, também nessa passagem, sua concepção determinista e finalista, segundo a qual o conjunto das relações sociais reduz-se ao âmbito da produção econômica.  

b) Marx afirma que a moral, os sistemas políticos, os princípios jurídicos e as ideologias não têm vida própria diante do modo pelo qual os homens produzem e reproduzem a existência.  

c) Marx nega todo e qualquer papel ativo na história à consciência, sendo esta, antes, um mero reflexo da esfera da produção material.  

d) Marx sustenta que o ser social que pensa, que atua politicamente e que representa o seu espaço reproduz simplesmente as condições históricas vigentes, independente de sua classe social.  

Resolução

A concepção materialista da História, proposta por Marx, atribui aos fatores econômicos (técnicas e relações de trabalho e produção) um valor preponderante no desenrolar dos acontecimentos históricos. Segundo essa visão, a consciência do homem não fundamenta essas relações, sendo, antes, resultado delas. Assim como os sistemas conceituais (direito, moral, sistema politico, religião, ideologia) – a superestrutura da sociedade – são derivados da estrutura econômica. Letra B.

Perguntas interessantes