Descreva as características e o que defendia o Teocentrismo
Soluções para a tarefa
Resposta:O Teocentrismo é a doutrina onde Deus e seus ensinamentos estão no fundamento da sociedade. Esse pensamento vigorou durante a Idade Média.
A palavra vem do do grego e significa: theos "Deus" e kentron "centro". Literalmente "Deus como centro do mundo".
O Teocentrismo Medieval representou a relação entre o divino (religião) e os seres humanos medievo, onde haveria a existência de uma única verdade, inspirada em Cristo e nos preceitos da Bíblia.Dessa maneira, o catolicismo foi influenciando todas as estruturas da sociedade. Desde a política, quando se defendia que o poder dos reis vinha de Deus, até ao calendário social de festas e feriados, passando pela economia.
Segundo o teocentrismo, o ser humano, para se realizar, deve se submeter à vontade divina, mesmo que isso vá contra os seus desejos. Um exemplo seria a guerra que foi submetida a uma série de regras, como a proibição de lutar aos domingos e dias santos.
Também a economia se vê afetada pelo pensamento teocêntrico na medida que o trabalho é organizado de acordo com o preceitos católicos. A usura (lucro excessivo), por exemplo, era condenada, assim como o empréstimo a juros.
Explicação: Espero ajudar