História, perguntado por isabella1023, 4 meses atrás

descreva as atitudes autoritárias e impopulares durante o governo de Dom Pedro 1°

Soluções para a tarefa

Respondido por youannesz
0

O Primeiro Reinado foi a primeira fase da história do Brasil após a conquista da independência. Esse período foi iniciado em 1822 e foi finalizado em 1831 quando Dom Pedro I renunciou ao trono do Brasil em favor de seu filho (futuro Dom Pedro II). Esse período foi marcado pela consolidação da independência do Brasil e principalmente pelo autoritarismo de Dom Pedro I, fator esse que lhe custou o trono.

Consolidação da independência do Brasil

O Primeiro Reinado foi iniciado logo após a proclamação da independência do Brasil por Dom Pedro I, às margens do rio Ipiranga, em 1822. Esse evento foi o marco que consolidou o fim da colonização do Brasil. O movimento de independência foi resultado direto das pressões realizadas pelas Cortes formadas durante a Revolução Liberal do Porto.

Dom Pedro I, orientado por seu pai, Dom João VI, conduziu o processo de independência do Brasil, uma vez que as pressões realizadas por Portugal mostraram-se grandes a ponto de causar a ruptura entre Brasil e Portugal. Dom Pedro, durante esse período, recebeu as orientações de sua esposa D. Leopoldina e de José Bonifácio.

Com a declaração de independência, foi iniciada uma guerra de independência em algumas partes do Brasil, uma vez que ainda havia tropas leais aos portugueses. Algumas das províncias brasileiras que se rebelaram foram o Pará e o Maranhão, por exemplo, e essa guerra de independência estendeu-se até 1824. A mediação realizada pelos ingleses levou ao reconhecimento da independência do Brasil por Portugal em 1825.

Os portugueses reconheceram nossa independência mediante pagamento de uma indenização de dois milhões de libras e a garantia de que o Brasil não incentivaria movimentos independentistas em outras colônias portuguesas. O primeiro país a reconhecer a independência do Brasil foram os Estados Unidos, que o fizeram em 1824.

Em razão da independência do nosso país em 1822, Dom Pedro foi coroado imperador do Brasil, tornando-se, assim, Dom Pedro I. A nossa independência, portanto, foi responsável por fazer do Brasil o único país de toda a América do Sul a tornar-se uma monarquia. Constituição de 1824

Com a nossa independência e a complexidade da tarefa de governar uma nação tão grande, o principal debate político que surgiu (depois do reconhecimento internacional da nossa independência) foi o de formular uma Constituição. O jornalista Chico Castro narra que a necessidade de uma Constituição foi sentida quando D. Pedro I percebeu que não conseguiria governar o país sozinho|1|.

Para que uma Constituição fosse elaborada no país, era necessário que fosse convocada uma Assembleia Constituinte. Assim, foram realizadas eleições para a composição dessa Constituinte em 1822. Os trabalhos da Constituinte foram iniciados em maio de 1823 e deram início a uma série de desentendimentos entre os constituintes e o imperador.

O grande foco de tensão estava nas liberdades individuais e na extensão dos poderes do imperador. Os constituintes entendiam que os poderes de D. Pedro I deveriam ser limitados e que ele não poderia dissolver a Assembleia Constituinte.

Perguntas interessantes