Sociologia, perguntado por jeniferkelidasilvave, 5 meses atrás

Descreva algumas características do movimento iluminista.​

Soluções para a tarefa

Respondido por euuaninhaoliveira
0

Resposta:

As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.

No início as ideias iluministas foram disseminadas por filósofos e por economistas. Eles diziam ter a razão e a luz do conhecimento.

A razão foi considerada o aspecto humano mais importante sobre todos os outros e principal instrumento para obter conhecimento.

O questionamento era incentivado e também a prática da experiência usando os sentidos para coletar dados e provas.

Pensadores iluministas eram contra o absolutismo na política e governo dos estados, contra o mercantilismo, a nobreza e a fé católica.

O iluminismo está vinculado ao liberalismo na política e na economia, além da defesa da tolerância religiosa. Pedia-se igualdade de todos perante a lei.

Iluministas idealizaram a enciclopédia como forma de unir todo o conhecimento racional e histórico obtido até o momento. A primeira foi impressa entre 1751 e 1780 com 35 volumes

Respondido por gabibenelli
0

Resposta:

Características do Iluminismo

Defendia o poder da razão. ...

Foi contra o absolutismo. ...

Pregava a limitação de poderes e privilégios da nobreza e do clero. ...

Era a favor da liberdade econômica. ...

Lutava pela burguesia e seus ideais. ...

Não era favorável ao Mercantilismo.

Iluminismo é o nome dado a um movimento cultural, intelectual e filosófico que surgiu na Europa, com maior destaque para a França e Inglaterra, no século XVII, ganhando força no século XVIII. Foi criado por filósofos que acreditavam mais na razão do que na emoção, o que pode ser percebido nas principais características do Iluminismo, que mostram o quanto eles valorizavam a busca pelo conhecimento.

 

Esses filósofos eram, em sua maioria, membros da burguesia e faziam oposição às monarquias absolutistas, ao mercantilismo, aos privilégios da sociedade estamental e à influência cultura da igreja católica, lutando por direitos. Por esse motivo, suas características mais marcantes estavam relacionadas à liberdade econômica e política.

Perguntas interessantes