Aprendizado(s) alcançado(s) pela humanidade a partir da malária, febre amarela, varíola:
Soluções para a tarefa
Os aprendizados que relacionam-se com a passagem da humanidade por casos graves de crises de saúde, doenças, pandemias, bem como demais tragédias relacionam-se com os seguintes fatores:
1. Valorização dos setores científicos e da pesquisa, compreendendo a relevância do investimento nas áreas educacionais dos países.
2. Valorização da solidariedade e da relevância do conhecimento científico para que tais situações possam ser superadas.
Olá, tudo bem?
O Exercício é uma produção de texto!!!
o que vem a ser produção de texto ?
Produção de texto consiste em escrever um texto a partir do seu próprio conhecimento. É o que ocorre quando você tem que fazer uma redação por exemplo.
Aprendizados Alcancados pela humanidade a partir da malária, febre amarela e varíola.
De tempos em tempos uma nova peste surge para atingir a humanidade. Parece que a natureza impingiu em nosso código genético que de x a x gerações alguma alteração genética aconteceria e seríamos atacados por essas doenças, algo como uma limpeza que a natureza faz.
Já fomos vítimas de pestes tais como:
- Varíola: uma das primeiras doenças conhecidas pela humanidade, matou mais de 500 milhões de pessoas.
- Gripe (sazonal, espanhola, aviária, asiática...) : a gripe espanhola foi a mais grave.
- Peste Negra: causada pela pulga dos ratos
- Tuberculose: doença também muito antiga
- AIDS : mais de 35 milhões de pessoas já morreram por conta da AIDS
- Cólera: transmitida pela sujeira na água e comida
- Tifo : na Grécia Antiga matou mais de 100 mil pessoas
- Febre amarela : Endêmica nas regiões tropicais e subtropicais
- Ebola : ainda, ainda, não se espalhou pelo mundo
- Sarampo : já causou mais de 200 milhões de mortos
- Malária : transmitida por mosquitos e animais
Desta peguemos a malária, a febre amarela e a varíola.
O que aprendemos com elas:
Todas elas foram endêmicas no Brasil, causaram muitas mortes e até uma revolta, a revolta da vacina, quando Oswaldo Cruz quis vacinar com o auxílio do exército a população da cidade do Rio de Janeiro.Não são doenças "jovens" o faraó Ramsés V teve varíola, entre 1892 a 1897 Araraquara perdeu 40% da população graças a febre amarela e Malária que foi acusada de ter feito o império romano ruir e é uma doença associada à pobreza. Elas também tem sintomas em comuns como vômitos, dores musculares, hemorragias, febre, diarreia. Obviamente cada uma também tem seus sintomas particulares como o amarelão da febre amarela, as pústulas da varíolo e os calafrios da malária.
Assim sabendo de tudo isto o que aprendemos com elas? Aprendemos que agora existem remédios e vacinas que as podem controlar, mas que nos seus aparecimentos, todas elas, ao longo dos séculos, apareceram mais de uma vez, causaram morte e dor, desengano e desespero, pois não se sabia como tratar a doença muito menos a população. Ambientes sem saneamento básico, com proliferação de mosquitos, sem atitudes que evitassem o contágio, faziam com que estas doenças matassem ao bel prazer até a época em que conseguiram descobrir um remédio ou criar uma vacina contra as pragas.
Aprendemos que devemos combater as causas das doenças, mas ainda assim para se combater a malária é preciso se combater a pobreza e quem está fazendo isto?
Combater o mosquito e não deixar água parada, não permitir que a varíola, que matou três reis e uma rainha, possa retornar como uma arma biológica.
Atenta-se que, se à época da difusão destas pragas, houvesse o isolamento social, menor efeito danoso teria surgido. Se houvesse o controle do contágio, menos efeito danoso teria surgido.
Mas não houve e hoje estamos vendo que podemos cometer o mesmo erro na pandemia do corona vírus. Pessoas se recusando ao isolamento social, única arma que temos contra a doença, pessoas não se preocupando com o contágio, não usando máscaras, não higienizando as mãos, como se fossem super-heróis ou o presidente da república que insiste em chamar a doença de gripinha.
O mundo já passou por muitas pragas, e estas pragas passaram várias vezes pelo mundo. Desde a época que não se tinha conhecimento nem aparelhagem para descobri-las, até a época atual.
Atente que estamos num barco no meio do mar sem remo e com pouca água, alguém vai querer beber mais água, mas para o bem de todos está água deve ser racionada.
A malária, a febre amarela e a varíola mataram e matam - com exceção da varíola que esta supostamente erradicada - mas nos deixaram um grande ensinamento: não brinquem com elas, são letais, não são legais.
Saiba mais sobre os assuntos, acesse aqui:
→ varíola : https://brainly.com.br/tarefa/3504785
→ febre amarela : https://brainly.com.br/tarefa/3504785
→ malária : https://brainly.com.br/tarefa/3657904
Sucesso nos estudos!!!