Descreva a importância da floresta equatorial do longo para o continente e aponte os problemas destacados hoje
Soluções para a tarefa
A Floresta Equatorial é um tipo de formação florestal localizado nas regiões equatoriais, na Zona intertropical, ou seja, próximas à Linha do Equador. A floresta apresenta temperaturas acima de 25°C, altas taxas de precipitação pluviométrica e elevadas taxas de umidade relativa do ar. Caracteriza-se pela baixa amplitude térmica e pelas chuvas de convecção, sendo que as altas temperaturas das regiões de clima equatorial provocam um intenso processo de evapotranspiração, ascensão do ar úmido, resfriamento nas altitudes mais elevadas, condensação e precipitação.
A floresta equatorial é bastante úmida, densa e com grande diversidade de espécies animais e vegetais (apresenta a maior biodiversidade do mundo). Suas árvores são de grande porte (podendo atingir mais de 60 metros), com folhas largas e grandes, além de muito próximas umas das outras, também são consideráveis as formações de porte intermediário, principalmente no interior da floresta.
A fauna é composta por animais rastejadores, anfíbios, beija-flores, araras, papagaios, periquitos, inúmeros tipos de macacos, esquilos, tucanos, cutias, pacas, antas, onça-pintada, diversos tipos de insetos, entre tantos outros.