História, perguntado por Visigodo, 6 meses atrás

Descreva a formação dos Estados Modernos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por priscila9152
2

Resposta:

Com a revolta dos camponeses sobre o sistema feudal, os Estados Modernos surgiram para unificar as leis, taxas, moeda e o governo de um modo geral. O principal fator para essa mudança foi o comércio.

Respondido por AnirakCr
2

Resposta:

Formação dos Estados Modernos

As partes que eu achei importante estão em negrito :)

O Estado Moderno surgiu a partir da união dos diversos feudos existentes no continente europeu.

Nasceu no século XV, com o desenvolvimento do capitalismo mercantil registrado em Portugal, na França, Inglaterra e Espanha. Nas quatro nações, o Estado Moderno surge a partir da segunda metade do século XV e, posteriormente, observamos seu surgimento também na Itália.

O Estado Moderno surge a partir da crise no Feudalismo. No modelo feudal, não havia estados nacionais centralizados. Os senhores feudais é quem exercia os poderes políticos sobre seus domínios, sem ter que responder a um poder central estabelecido.

Cada feudo tinha a própria autonomia política. Igualmente poderia estar submisso a um reino maior, como era o caso do Sacro Império Romano Germânico, o soberano inglês e o Papa.

O poder dos senhores feudais era partilhado com o governo das cidades medievais autônomas, que eram conhecidas por comunas.Estas tinham autonomia para regulamentar o comércio, estabelecer impostos, garantir a liberdade dos cidadãos e controlar os processos judiciais.

A partir dos séculos XIV e a primeira metade do XV passa a ocorrer a crise do sistema feudal em consequência das revoltas sociais dos camponeses e da evolução do comércio na Europa.

A burguesia passa a exigir elementos de garantias para o desenvolvimento do comércio como um governo estável, leis e taxas unificadas. Os burgueses também protestavam contra os elevados impostos sobre as mercadorias e a diversidade de moedas.

O Estado Moderno é fruto de um processo de cerca de três séculos para se estabelecer. A primeira fase dele é o absolutismo monárquico. Por meio da centralização do poder na monarquia, começa a ser desenvolvido o exército nacional, a estrutura jurídica única e a sistematização da cobrança de impostos.

A monarquia absoluta permite, ainda, a formação da infraestrutura que garante a máquina pública e cria as condições para o surgimento do corpo burocrático.

Desculpa pelo texto, achei necessária todas as informações...

Espero ter ajudado! Se quiser marcar como a melhor resposta ficarei grata ❤️


AnirakCr: ah espera um pouco
AnirakCr: acho que tem uma coisa errada
AnirakCr: O Estado Moderno surgiu a partir da união dos diversos feudos existentes no continente europeu. E no modelo feudal, não havia estados nacionais centralizados. Os senhores feudais é quem exercia os poderes políticos sobre seus domínios, sem ter que responder a um poder central estabelecido.
AnirakCr: então na parte que disse que surgiu a partir de uma centralização política, está incorreta :)
Visigodo: Nessa parte, eu quis dizer que os Estados Modernos eram centralizados, não que o sistema feudal era.
Visigodo: No sentido de que o sistema feudal era descentralizado, e quando houve uma únificação entre os feudos, foram formados os Estados Modernos.
Visigodo: Muito obrigado pela ajuda!
AnirakCr: ah sim, entendi! desculpa por ter entendido errado ksks
Visigodo: Olá, Anira! Tudo bem? Eu queria saber uma coisa: você tem algum contato de moderador? Na minha pergunta, 2 usuários deram respostas genéricas, mas não excluíram.
Visigodo: Se tiver, desde já, agradeço.
Perguntas interessantes