Biologia, perguntado por samarasoaresdap9es2z, 8 meses atrás

• Descreva a digestão nas cavidades: boca, estômago, duodeno e íleo. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por AkiraSayuri
2

Resposta:

Digestão de Boca

Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido (existentes nos carboidratos - pão, macarrão, etc.) em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.

Digestão de estomago

No estômago, os movimentos peristálticos misturam o bolo alimentar ao suco gástrico, produzido pelas glândulas da mucosa. Esse suco contém ácido clorídrico, que mantém a acidez estomacal, dando condição favorável ao trabalho das enzimas do estômago.

Digestão do Duedeno

No duodeno, são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas. Nessa primeira porção do intestino delgado, é realizada principalmente, a digestão química – com a ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico ou intestinal atuando sobre o quimo.

Digestão de íleo

A função primária do íleo é absorver os nutrientes do quimo, ou comida digerida. Isto é feito com a ajuda de vilosidades, que são dedos-projeção. Existem vasos linfáticos, chamados quilíferos, presentes nas vilosidades, cuja função é absorver a gordura no sistema linfático.


samarasoaresdap9es2z: obgdduuuu
AkiraSayuri: de nadah OwO
Respondido por yohanaslv
0

Resposta:

Explicação:

A boca, também referida como cavidade oral ou bucal, é formada pelas bochechas (formam as paredes laterais da face e são constituídas externamente por pele e internamente por mucosa), pelos palatos duro (osso) e mole (músculo), e pela língua (importante para o transporte de alimentos, paladar e fala). O palato mole se estende posteriormente na cavidade bucal como a úvula, que é uma estrutura com forma de letra V e que está suspensa na região superior e posterior da cavidade bucal.O estômago está situado no abdome, logo abaixo do diafragma, anteriormente ao pâncreas, superior ao duodeno e à esquerda do fígado, parcialmente coberto pelas costelas. Está localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o fígado e o baço.

O estômago é o segmento mais dilatado do tubo digestivo, em virtude dos alimentos permanecerem nele por algum tempo, necessita ser um reservatório entre o esôfago e o intestino delgado. A forma e posição do estômago variam de pessoa para pessoa; o diafragma o empurra para baixo, a cada inspiração, e o puxa para cima, a cada expiração e por isso não pode ser descrita como típica. Duodeno: é a primeira porção do intestino delgado. Recebe este nome por ter seu comprimento aproximadamente igual à largura de doze dedos (25 centímetros). É a única porção do intestino delgado que é fixa. Não possui mesentério. Apresenta quatro partes:

1) Parte Superior ou 1ª porção - origina-se no piloro e estende-se até o colo da vesícula biliar.

          2) Parte Descendente ou 2ª porção - é desperitonizada.

                Ducto colédoco - provêm da vesícula biliar e do fígado (bile).

                Ducto pancreático - provêm do pâncreas (suco ou secreção pancreática).

          3) Parte Horizontal ou 3ª porção.

          4) Parte Ascendente ou 4ª porção.

Íleo: é o último segmento do intestino delgado que faz continuação ao jejuno. Recebe este nome por relação com osso ílio. É mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno. Distalmente, o íleo desemboca no intestino grosso num orifício que recebe o nome de óstio ileocecal.

Perguntas interessantes