Descreva a cultura Árabe
Soluções para a tarefa
A cultura árabe engloba um determinado número de tradição e costumes que possuem uma história comum em territórios do Oriente Médio, África Setentrional e Ásia Ocidental. Ela envolve povos muçulmanos, judeus e cristãos.
Se considerarmos apenas os países da "Liga Árabe" (1946), são ao menos trezentos milhões dA cultura árabe surge na Península Arábica com os povos semitas descendentes de Ismael, filho patriarca de Abraão. As figuras mais representativas são os nômades beduínos. Eles viviam em regiões desérticas e sofriam com as condições de plantio e criação de gado.
Entretanto, com a formação do Império Árabe no século VII, a cultura e a religião islâmica se espalham por um vasto território. Assim, o culto muçulmano e a língua árabe irão lastrear um processo de “arabização”.
Como este domínio se fez com relativa tolerância, a cultura arábica teria assimilado os conhecimentos dos povos dominados.
Como exemplo, temos o caso da antiga Pérsia ou dos povos helênicos, dos quais preservaram conhecimentos valiosos, como a filosofia grega.
Em comum, esta cultura possui valores como lealdade, honra, tradicionalismo e conservadorismo. Valorizam a amizade, o respeito, a paciência e a privacidade acima de tudo.
No que tange à privacidade, é comum que as casas não permitam que seu interior seja visto do lado de fora.
Também é muito conhecida a tradição árabe para os negócios, nos quais é necessário ter paciência para pechinchar e negociar o valor das mercadorias.
Outro aspecto importante desta cultura diz respeito as formas de comer. Árabes muçulmanos e judeus não se alimentam de carne de porco, comem somente com a mão direita e normalmente fazem suas refeições sentados no chão.
Família Árabe
A família árabe é patriarcal. A mãe é responsável pelos afazeres domésticos e cuidados da casa, enquanto o pai é o provedor e toma as decisões da casa.
É comum encontrar homens que se abraçam e trocam beijos na bochecha ou andando de mãos dadas (isso é um sinal de grande amizade).
Contudo, quando se dirigem a uma mulher, normalmente os homens árabes não as encaram e somente a cumprimentam com palavras. Isso porque na maioria dos países árabes, o beijo público entre casais é proibido.
A Mulher Árabe
Outro aspecto notório sobre as mulheres árabes é que elas dificilmente são encontradas com os cabelos descobertos. Em alguns lugares são até proibidas de dirigir automóveis ou recitar o Corão.
Ademais, apesar de não serem proibidas de estudar na maioria das nações arábicas, normalmente elas ficam restritas a escolas femininas.
Vestimenta Árabe
São as indumentárias ou vestimentas árabes que mostram o lado mais conservador desta cultura.
Desse modo, os homens podem ser facilmente encontrados vestidos à moda ocidental, com calça jeans e camisa. Podem também usar uma mistura de roupas ocidentais e tradicionais (togas e turbantes).
Já as mulheres, costumam se vestir com mais decoro. Utilizam um hijab (tecido que cobre a cabeça sem esconder o rosto), uma abaya (túnica preta e longa) ou um niqab (tecido que cobre a parte inferior do rosto).e pessoas diretamente influenciadas por essa cultura.
Cultura árabe refere-se à cultura dos países em que a língua oficial é o árabe (embora a língua árabe em alguns deles seja minoria), e os estudiosos ocidentais costumam chamá-los de "países árabes". Situados estes na Ásia Ocidental e Norte da África, do Marrocos ao Mar Arábico. Língua, literatura, gastronomia, arte, arquitetura, música, espiritualidade, filosofia, misticismo (etc.), fazem parte do patrimônio cultural do mundo pan-árabe.
O mundo árabe é muitas vezes dividido em regiões separadas, incluindo o Vale do Nilo (consistindo de Egito e Sudão), Magrebe (consistindo de Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos e Mauritânia e Saara Ocidental)[1], Crescente Fértil (composto por Iraque, Líbano, Síria, Palestina e Jordânia) e da Península Arábica (composto pelo Iraque, Barém, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iêmen e Omã).
Se considerarmos apenas os países da "Liga Árabe" (1946), são ao menos trezentos milhões de pessoas diretamente influenciadas por essa cultura.